Notícias
TRANSPARÊNCIA
Índices dos últimos 10 anos do CH-UFC demonstram o impacto dos serviços assistenciais prestados pela instituição
Relatório registra estatísticas de atendimentos ambulatoriais, cirúrgicos e diagnósticos
Fortaleza (CE) – O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), demonstra estatisticamente o seu potencial assistencial! No relatório, produzido pela Unidade de Sistemas da Informação e Inteligência de Dados (USID) do CH-UFC, estão reunidos dados dos últimos 10 anos de atendimentos realizados pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac).
Os dados revelam o impacto dos serviços prestados pelo Complexo para um cuidado especializado e de qualidade na saúde pública local, sendo também um recurso de transparência para colaboradores e pacientes sobre o que é realizado nos hospitais. Essa divulgação faz parte das comemorações do “CH é 10!”, evento que vai celebrar as conquistas institucionais e as parcerias profissionais dos últimos 10 anos, entre os dias 02 e 08 de dezembro.
Números assistenciais do HUWC Em uma década, o HUWC realizou quase três milhões de atendimentos ambulatoriais e cerca de 2,2 milhões de consultas médicas e multiprofissionais. O potencial diagnóstico também foi calculado, registrando 11,7 milhões de exames, entre os laboratoriais (11,2 milhões) e os de imagem (527.835), que incluem radiografias, ultrassonografias, tomografias e ressonâncias. Também neste período, foram 137.365 tratamentos de hemodiálise e 11.291 mil em oncologia. Em números de procedimentos, os ambulatoriais foram cerca de 9,7 milhões; e os hospitalares, quase 4,5 milhões. Em números de cirurgias, somam-se 45.889 procedimentos. No campo dos transplantes, o HUWC já é destaque por seu pioneirismo como primeiro hospital a realizar transplante renal no Norte e Nordeste em 1977; e, em 2006, o primeiro transplante duplo de rim e fígado. Nos últimos dez anos, foram 819 transplantes renais; 736 de medula óssea; 567 de fígado; e 166 de córnea. Números assistenciais da Meac Referência no atendimento materno-infantil de alto e médio riscos no Ceará, de 2014 a 2024, a Meac realizou cerca de 51 mil partos (20.953 normais e 30.180 cesáreas) e pouco mais de 592 mil atendimentos ambulatoriais (médicos e multiprofissionais). Em sua Emergência, com funcionamento 24h e sete dias por semana, foram 358.338 atendimentos. Os números de cirurgias (exceto partos) chegaram a 21.271; os de procedimentos ambulatoriais, foram quase 2,2 milhões; e hospitalares, quase 2,9 milhões. A Maternidade-Escola possui, ainda, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), residência temporária que proporciona cuidados especializados em saúde a mulheres e bebês atendidos pela Meac, mas que não precisam ficar internados. A CGBP tem capacidade para atender 15 usuárias e sete recém-nascidos simultaneamente. Desde a sua criação, em 2017, o equipamento já recebeu 2.345 grávidas, 673 puérperas com recém-nascidos e 461 puérperas sem recém-nascidos. |
|
O Banco de Leite Humano da Meac (Meac), fundado em 1988, é o primeiro do Ceará e realiza a coleta de leite doado e consultoria a mulheres que enfrentam dificuldades na amamentação. No ano passado, inclusive, foi o banco cearense que mais coletou leite, com o total de 3.063,6 litros. Nestes últimos dez anos, foram coletados 21.057 litros e realizados 149.711 atendimentos individuais e 39.902 em grupo.
Cultura de dados no CH-UFC
Conforme explica o chefe da USID, Abel Brasil, o levantamento dessas informações foi possível pela cultura de dados estimulada no CH-UFC. O Complexo disponibiliza, de forma regular e rigorosa, indicadores referentes ao censo hospitalar, como exames, consultas e cirurgias que foram sinalizadas neste recente relatório, mas também de outros indicadores de diversas áreas, como orçamento, estoque, frequência dos colaboradores, produtividade em pesquisas, inovação e residência. “Esta cultura está enraizada na gestão e nos processos internos. Hoje, o CH-UFC possui mais de 70 relatórios de inteligência de dados, em tempo real, sobre diversos processos e indicadores de produtividade do CH-UFC”, complementou Abel. As estatísticas podem ser acessadas pelos colaboradores na “Ferramenta de Apresentação de Painéis de Inteligência em Saúde” (FAPIS).
Outros dados marcantes
No levantamento de dados entre os anos completos de 2014 e 2023, com informações do DATASUS/Sistemas de Informações Hospitalares, a Meac foi primeiro lugar em partos normais em gestações de alto risco no Ceará, com 9.731 partos entre os 31.859 feitos em todo o estado, representando 30,54%. Também o HUWC possui a marca de 2º lugar como instituição que mais realizou transplantes de rim e de fígado com órgãos de doadores falecidos no registro estadual. Foram 739 transplantes renais de um total de 1.986 (37,21%); e 541 transplantes hepáticos de 1.843 (29,35%).
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social