Notícias
JULHO VERDE
HUWC-UFC/Ebserh realiza mutirão contra o câncer de cabeça e pescoço no próximo dia 31 de julho
O Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará e filiado à Rede Ebserh, realiza, no próximo dia 31 de julho, a partir das 7h30, mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço com 150 atendimentos no estacionamento da Faculdade de Medicina da UFC (Praça das Mangueiras) – Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo.
Se você apresenta nódulos cervicais (caroços no pescoço), rouquidão, dor ao engolir, sangramento ou algum desconforto, dor ou inflamação na cavidade oral ou nasal por mais de 15 dias, compareça ao mutirão. O médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC-UFC/Ebserh, Luís Alberto Albano Ferreira, explica que serão distribuídas 150 senhas para atendimento. Portanto, o mutirão segue até o último atendimento das 150 primeiras pessoas que chegarem ao mutirão.
A equipe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário, que é formada por professores, médicos assistentes e residentes, vai oferecer atendimentos de triagem a fim de diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço. “Os casos suspeitos serão encaminhados para acompanhamento ambulatorial e cirúrgico, se necessário, no HUWC”, explica Márcio Studart, chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC/Ebserh).
Exposição de fotografias e ações de educação em saúde
De 24 a 31 de julho, será realizada uma exposição com fotos de pacientes que foram submetidos à cirurgia no Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC-UFC/Ebserh em momentos de lazer e relaxamento. Até o dia 30 de julho, as fotos estarão expostas no hall principal do prédio administrativo do Hospital. No dia 31, as fotos estarão na Praça das Mangueiras, como parte da programação do mutirão. Uma forma de mostrar às pessoas que é possível ter uma vida normal mesmo depois de um procedimento tão transformador. As fotos são de autoria de Carolina Dias.
Uma das vidas retratadas ali será a da estudante de Psicologia Regilane Garcez, de 32 anos. Ela descobriu, com a ajuda da equipe do HUWC-UFC/Ebserh, um câncer ósseo raro na região da mandíbula. No Hospital Universitário, foi tratada e hoje leva uma vida normal. “Sabe aquela parte do corpo que você acha fenomenal? É o que penso sobre o meu sorriso. Ele é o meu cartão postal, tanto para emoções boas como ruins. Com a ajuda dos profissionais do HU, eu o tenho de volta, mesmo com algumas limitações”, descreve em tom de agradecimento.
Além disso, acrescenta o médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC-UFC/Ebserh e professor da Faculdade de Medicina da UFC, Wellington Alves, os acadêmicos participantes da Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço vão realizar ações de educação em saúde e atividades de conscientização e informação sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação desse tipo de câncer. A Campanha Julho Verde, de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço, ocorre anualmente e faz parte do calendário oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
O que é o câncer de cabeça e pescoço?
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares. Presença de caroço, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz são alguns dos sinais associados a esses tipos de câncer. O tratamento precoce é fundamental. Para alertar a população para a importância da prevenção, foi criada a campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 deste mês. Especialistas da rede Ebserh alertam para os cuidados e tratamentos.
O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados no Brasil quase 50 mil casos de cânceres nas cavidades oral/laringe/tireoide/pele melanoma. Entre as principais causas que podemos apontar para a incidência destas doenças estão: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a infecção causada pelo vírus HPV e a falta do uso de protetor.
Atendimento no HUWC-UFC/Ebserh
O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio oferece quatro ambulatórios. São eles:
- Segunda-feira (13h às 19h): Ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço (responsável: Dr. Glebert Monteiro Pereira)
- Quinta-feira (13h às 19h): Triagem em Cabeça e Pescoço (responsável: Dr. Francisco Januário Farias Pereira Filho)
- Sexta-feira (7h às 13h): Ambulatório de Cirurgia Craniofacial (responsável: Dr. Márcio Ribeiro Studart da Fonseca)
- Sexta-feira (13h às 19h): Ambulatório de Tireoide e Paratireoide (responsável: Dr. Wellington Alves Filho)
Os pacientes recebidos nesses ambulatórios são aqueles encaminhados das unidades básicas de saúde via sistema de regulação de consultas da Prefeitura de Fortaleza. O HUWC-UFC/Ebserh não dispõe de serviço de emergência.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/Ebserh), formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.