Notícias
HUWC realizará cateterismo para pacientes do Hospital de Messejana
O Ministério Público solicitou, em audiência realizada no dia 8 de julho de 2022, apoio do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC), no atendimento a pacientes do hospital estadual de Messejana, que, devido a problemas nas máquinas de Hemodinâmica, estão em longa fila de espera. O Hospital Universitário solidariza-se à situação dos pacientes do Hospital de Messejana e, conforme ficou acordado na audiência, está estendendo o atendimento a até sessenta pacientes por mês, via regulação da Central de Leitos de Fortaleza e do Estado do Ceará, sem prejudicar as outras áreas assistenciais do HUWC. Os pacientes serão encaminhados via parceria entre as secretarias Municipal e Estadual da Saúde (SMS e SESA, respectivamente).
O HUWC é um hospital policlínicas, sem emergência, e que tem como missão o Ensino. A assistência prestada é realizada conforme contratualização com a Prefeitura de Fortaleza, gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS). De janeiro a junho de 2022, foram realizados no Hospital Universitário 460 procedimentos de hemodinâmica, entre exames diagnósticos e terapêuticos para pacientes ambulatoriais e internados. Na contratualização, a meta do HUWC para cateterismos ambulatoriais é de 23 por mês. Neste ano, a média mensal tem sido de 33 exames do tipo mensalmente.
Considerando o histórico de atendimento e as já conhecidas taxas de absenteísmo e de perda primária, o HUWC ofertou, no primeiro semestre de 2022, 446 vagas à Prefeitura de Fortaleza para a realização de cateterismo ambulatorial. Neste período, foram realizados 199, visto que nem todas as vagas ofertadas foram aproveitadas para pré-agendamento e que parte dos pacientes não apresentaram os documentos necessários.
O HUWC conclui informando que seus equipamentos de hemodinâmica são utilizados também para diversos outros procedimentos além do cateterismo, como marcapasso, eletrofisiologia, radiologia intervencionista, e ao atendimento a pacientes de outras especialidades, como Neurologia e Cirurgia Vascular.
Jornalista responsável: Danielle Campos de Aguiar (Mtb JP 1420 CE)
Chefe da Unidade de Comunicação Social
Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh