Notícias
VOLUNTARIADO
Grupos levam sorrisos e alento espiritual à comunidade hospitalar
Rede Fortalecendo Sorrisos
No Complexo Hospitalar da UFC, também há espaço para sorrisos e orações. Quem nos conta essa história são os grupos de apoio que ajudam a comunidade hospitalar a superar as dificuldades físicas e espirituais enfrentadas no dia a dia no Hospital Universitário Walter Cantídio e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. Dois grupos religiosos – a Pastoral da Saúde do HUWC e a Comunidade Evangélica HU para Cristo – e a rede de palhaçoterapia do Ceará, Fortalecendo Sorrisos, levam alento em forma de oração e alegria a pacientes, familiares e colaboradores dos HUs.
O padre Brendamar explica que o grupo católico Pastoral da Saúde do HUWC atua há mais de 50 anos no hospital. Para ele, os problemas dos pacientes vão além do corpo, atingem a alma. “A correria do dia a dia causa muito estresse nas pessoas, que são acometidas por doenças. Mas elas precisam mais do que remédios, necessitam de um conselho espiritual”. Um dos responsáveis pela comunhão dos pacientes, “Seu” Antônio Barbosa reforça o time de cerca de 60 voluntários do grupo. “O trabalho é muito gratificante”, resume. Além da comunhão, o grupo oferece orações, aconselhamento espiritual, confissão, celebração religiosa (missa) e unção dos enfermos.
Durante a semana, também acontecem visitas aos pacientes. “Sempre nos identificamos com crachá e respeitamos a religião de cada um”, ressalta Vania Rodrigues Santos de Sousa, coordenadora do grupo. Quem quiser ser voluntário da Pastoral deve apresentar uma carta de autorização do seu pároco e procurar por Vânia ou pela ministra da Eucaristia Maria Luciene Araújo Batista. “Aceitamos doações de terços, bíblias e demais materiais católicos para serem distribuídos entre os pacientes”, lembra Vania. A comunidade hospitalar pode contar, ainda, com a Capela Sagrada Família, no 1º andar do HUWC, aberta diariamente. Lá, as pessoas vão encontrar um livro no qual podem registrar intenções para a missa e orações.
Animação e confiança
Criada em 1999 e apresentada oficialmente à direção do HUWC no ano seguinte, a Comunidade Evangélica HU para Cristo reúne 30 voluntários de várias igrejas evangélicas, muitos deles colaboradores do HUWC e da MEAC. Conforme explica o pastor José Geraldo Lima, o objetivo principal do grupo é “trazer alimento espiritual aos pacientes e acompanhantes”. Ainda de acordo com ele, para fazer parte do grupo, é preciso apresentar uma carta do pastor da igreja que frequenta, preencher uma ficha e fazer um curso de capelania, para se capacitar no atendimento aos pacientes e ter conhecimento das diretrizes do hospital.
A paciente Francisca das Chagas diz que as visitas e as orações são sempre muito bem-vindas. “Quando eles vêm, eu me sinto mais animada e confiante na minha recuperação”, avalia. O grupo também realiza ações sociais, como a distribuição de fraldas, kits de higiene pessoal e cestas básicas, que são adquiridos com o dinheiro arrecadado em bazar realizado todo mês nas Mangueiras.
Palhaçoterapia
A iniciativa de palhaçoterapia que abraça o Complexo Hospitalar há 10 anos é o Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde, de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). O grupo, formado por 25 estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Psicologia, atua diariamente na Pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio. Na MEAC, o grupo realiza atividades sempre que convidado, como na Semana da Amamentação de 2015.
O Complexo Hospitalar também recebe a visita de voluntários de outros dois grupos: Humanartes, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e ONG Risonhos. Os três juntos formam a Fortalecendo Sorrisos, a Rede de Palhaçoterapia do Ceará. Esse grupo maior recebe ainda o apoio do projeto Riso, da Faculdade de Medicina da UFC Campus Sobral. “Sentimos que o nosso trabalho devolve às pessoas a sensação de ser gente e não só uma doença. Nós também nos preocupamos muito com as equipes, como estão tratando esses pacientes, como estão lidando com a carga emocional do trabalho”, sintetiza a proposta, Angélica Paixão, voluntária e diretora da Rede.
Eles são inquietos e mexem com todo mundo. Vestem-se de palhaço num local onde não possam ser vistos. Depois, já coloridos, vão falando com quem encontram no meio do caminho. “É a partir do que o outro nos dá que construímos a ponte de ligação entre o palhaço e ele. Quem fornece as cartas do desenrolar da história é o paciente”, pontua Angélica. Assim, a seringa vira foguete; o estetoscópio, um “escutador de juízo” e por aí vai. Tem quem leve violão, mágica e até fantoche. Cada “doutor-palhaço” tem características e elementos para atuar, mas o intuito de todos é o mesmo: mostrar para aquela criança que ela continua sendo criança, que o sonho não acabou, que a brincadeira não precisa ter fim. Para o adulto também. É mostrar que, apesar de tudo, ele pode e deve sorrir. “Nós estamos lá para fazer um ‘tratamento’ à base de amor”, conclui.
SERVIÇO:
Pastoral da Saúde do HUWC
Missa aos domingos, a partir das 9h, no hall do 1º andar do HUWC. Antes da celebração, há comunhão e confissão a partir das 6h30. Aos sábados, o grupo oferece orações, aconselhamento espiritual, comunhão e unção dos enfermos. As missas são abertas a participantes dos dois hospitais. Para doações e mais informações, falar com Vania Rodrigues Santos de Sousa (Ramais: 8152 / 8134 ou Celular: 9 9917-9312). Os interessados nesse tipo de voluntariado devem procurar Vânia ou a ministra da Eucaristia Maria Luciene Araújo Batista (3223-2393). Quem quiser unção dos enfermos, visita ou confissão, é só fazer contato pelo número 3283-4973, em horário comercial.
Capela da MEAC
Horários de funcionamento:
Manhã – Das 7h às 18h e das 11h às 13h.
Tarde – Das 15h às 16h
As visitas aos leitos são feitas de segunda à sexta, a partir das 14h. Aos sábados, são realizados dois cultos, um no hall do 1º andar do HUWC e outro na capela do 3º andar do HUWC, das 10h às 11h. Os cultos são abertos a participantes dos dois hospitais. Uma observação: não há culto no primeiro sábado do mês. Atualmente, estão recebendo doações de produtos de higiene pessoal e limpeza para os pacientes. As doações podem ser feitas aos sábados – exceto no primeiro de cada mês – no hall do 1º andar do HU, das 9h às 11h. Para mais informações, falar com Maria Aparecida Leite Viana (9 8512-2253).
Rede Fortalecendo Sorrisos
Facebook da Rede: Fortalecendo Sorrisos
Projeto Y – projetoy.ufc@gmail.com
Risonhos – contato@risonhos.org | presidencia@risonhos.org
Humanartes – humanartesorganizacao@gmail.com
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460