Notícias
ARTE TERAPIA
Exposição “Novos Caminhos” apresenta pinturas feitas por pacientes e profissionais do HUWC
A arte é um caminho de expressividade, permitindo transparecer as emoções e a criatividade. E foi utilizando cores e desenhos como meios terapêuticos que pacientes atendidos pelo Ambulatório de Saúde Mental e profissionais do Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC), criaram suas telas e estarão expondo-as na sexta-feira (09), das 9h às 11h, na área de convivência (hall). A iniciativa é do Projeto de Extensão Escola Arte Livre, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, que realiza, pela primeira vez, a mostra de artes no hospital.
A professora de psiquiatria e coordenadora do Projeto, Lia Sanders, explica que as atividades artísticas trazem benefícios comprovados para todas as pessoas e, principalmente, no tratamento da saúde mental. “A arte é uma forma de expressão. Em transtornos mais graves, quando há uma dificuldade na linguagem, é um caminho de comunicação”. Para os colaboradores, de acordo com ela, é uma prática também importante para humanizar o atendimento na saúde e torná-los possíveis replicadores das técnicas artísticas como via de tratamento.
A paciente Manuela Santos, de 45 anos, foi diagnosticada aos 15 com esquizofrenia, transtorno mental caracterizado por alucinações, sintoma que pode causar dificuldades na interação com outras pessoas. Há quatro anos, é acompanhada pelo Serviço de Psiquiatria do HUWC e, segundo ela, pintar tem sido uma atividade muito prazerosa: “Eu adoro quando vou para aula de pintura”, disse. Em seus desenhos, Manuela retrata paisagens e pessoas as quais ela se liga emocionalmente. Sua mãe Luiza Santos, de 69 anos, disse ter visto um avanço no tratamento da filha desde que começou a pintar: “Posso afirmar categoricamente que as experiências que a Manuela obteve nesse e nos outros cursos que ela participou foram extremamente satisfatórios para a garantia da estabilidade emocional dela e novos horizontes na visão artística que ela sempre cultivou em sua rotina”.
Serviço
Exposição “Novos Caminhos”
Data: 09 de dezembro de 2022.
Horário: 9h.
Local: Hall do HUWC.
Atendimento no Ambulatório de Saúde Mental:
É necessário realizar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade e, nessa consulta, condições específicas de saúde mental serão encaminhadas ao Hospital Universitário Walter Cantídio, através da Central de Regulação do Estado e do Município de Fortaleza.
Saiba mais
O Projeto é uma iniciativa do departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed/UFC) e do curso de graduação em Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Iniciado em 2018, cada turma anual é composta por 25 pessoas, entre pacientes e profissionais da saúde. O curso é orientado por professores voluntários em 10 encontros, sempre concluídos com a exposição artística. O EAL divulga suas ações na rede social @escolaartelivreufc.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, fazem parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
Jornalista: Marília Gabriela Silva Rêgo (MTE 6861/PE)
Unidade de Comunicação Social
Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh
ucs.ch-ufc@ebserh.gov.br|(85) 3366.8577