Notícias
ALINHAMENTO DE CONDUTAS
Complexo Hospitalar do Ceará e Ebserh realizam 1º Fórum das Comissões de Acumulação de Cargos
Com o tema “Desafios e oportunidades para a entrega de resultados para a sociedade”, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que o administra, realizam o 1º Fórum Ebserh das Comissões de Acumulação de Cargos nos dias 22 e 23 de outubro de 2020. O Fórum conta com aproximadamente 800 inscritos e representatividade de todos os 40 hospitais da rede Ebserh. A programação é 100% online, em razão da pandemia de Covid-19.
O evento conta com participações de profissionais que atuam em comissões permanentes de acumulação de cargos em hospitais da Rede Ebserh, servidores das universidades federais e demais profissionais da Ebserh interessados no tema. O fórum está sendo transmitido pela Plataforma Teams.
Como parte das ações de governança corporativa e consciente das necessidades de cumprimento do seu papel e entrega responsável dos resultados institucionais, o Complexo Hospitalar do Ceará vem implementando ações que promovam o compliance (adequação às normas, leis etc), a integridade, a gestão de riscos e os controles internos. Nesse contexto, realiza, junto com a Ebserh, o Fórum, com conteúdo voltado à melhoria dos processos de trabalho, à padronização e ao alinhamento de condutas.
A abertura do evento contou com a participação do diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa. De acordo com o diretor, essa é uma temática transversal na Rede Ebserh e é alta sua importância para os procedimentos da rede, do ponto de vista de quem atua com gestão de pessoas e para a própria assistência. "O Fórum deve permitir alinhamentos, acúmulo de conhecimentos da legislação e de normativos pertinentes ao tema, bem como evitar retrabalho por parte das Comissões, DivGPs e DGP", acrescentou.
A expectativa do superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, é de maior integração da rede de hospitais, em consonância com a sede, na busca cada vez mais sólida de uma gestão de riscos corporativos e controles internos. “Esse tema é cada vez mais atual, e os entendimentos do que se pode ou não acumular precisam ser compreendidos por todos que trabalham na área de gestão de pessoas. É obrigação individual de cada um de nós saber o que podemos ou não acumular de cargos. Estamos muito felizes em poder partilhar esse fórum com os demais hospitais da nossa rede”, afirma o superintendente do Ceará.
Temática transversal
Dalila Augusto Peres, presidente da Comissão de Acumulação de Cargos do Complexo Hospitalar da UFC, espera ampla divulgação e discussão das normas que regem a acumulação remunerada de cargos para os colaboradores, no âmbito da Ebserh, a fim de que haja compatibilidade das cargas horárias de trabalho, sem prejuízo para a administração pública. “É uma oportunidade de construção de novos conhecimentos a partir da expertise dos serviços de Auditoria, Provimento de Pessoal, Jurídico, Documentação e Registro Geral da Ebserh e do Complexo Hospitalar do Ceará, como também da Administração de Pessoal da Universidade Federal do Ceará”, acrescenta Dalila.
Abaixo segue programação:
22/10/2020
14h às 14h30 – Abertura
Carlos Augusto Alencar Júnior – Superintendente do Complexo Hospitalar do Ceará
Rodrigo Augusto Barbosa – Diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh
Roseane do Nascimento Lima Santos – Coordenadora de Administração de Pessoal da Ebserh
Eloá Todarelli Junqueira – Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Ebserh
Renata Rejane De Castro Del Fiaco - Coordenadora da Corregedoria-geral da Ebserh Sede
Laurimberg Diniz Cavalcante - Gerente Administrativo (Substituto) do Complexo Hospitalar do Ceará
Adriano Augusto de Souza - Auditor Geral da Ebserh
Fábio Eduardo Nunes - Auditor do Complexo Hospitalar do Ceará
14h30 às 15h30 - Acumulação de cargos públicos por profissionais de saúde com profissões regulamentadas à luz do princípio constitucional da eficiência
Palestrante: Adriano Augusto de Souza – Auditor Geral da Ebserh
15h30 às 16h15 - Dispositivos legais, conceitos essenciais, Constituição Federal e Parecer AGU
Palestrantes:
Germano Andrade Marques - Chefe do Setor Jurídico do Complexo Hospitalar do Ceará
Guilherme Campos Fonseca – Chefe do Serviço Jurídico para Assuntos de Pessoal/Conjur/Ebserh
16h15 às 17h – Procedimentos que as DivGPs devem adotar antes das contratações/posse dos empregados públicos juntamente com as CPACs
Palestrante: Fatima Lobato – Serviço de Provimento de Pessoal/CAP/DGP/Ebserh
17h às 18h – Papel estratégico dos membros das Comissões de Acumulação de Cargos
Palestrante: Fábio Eduardo Nunes - Auditor do Complexo Hospitalar do Ceará
22/10/2020
14h às 15h – Tipos de acumulação
Palestrante: João Felipe Araújo Schmitt – Administrador na Universidade Federal do Ceará
15h às 16h - Análise de acumulação e importância da padronização de documentos pós contratação - fluxos de trabalho e elaboração consubstanciada de pareceres
Palestrante: Camila Braga Vaz dos Santos - Chefe do Serviço de Documentação e Registro da Ebserh
16h às 17h - Acumulação ilegal e processo disciplinar
Palestrantes:
Renata Rejane De Castro Del Fiaco - Coordenadora da Corregedoria-geral da Ebserh Sede
Gilvânia Saraiva Ribeiro - Chefe do Setor Jurídico do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco
17h às 17h30 – Palestra de encerramento: Desafios e oportunidades para a entrega de resultados para a sociedade
Palestrante: Fábio Eduardo Nunes - Auditor do Complexo Hospitalar do Ceará
17h30 às 18h – Encerramento
Ielda Feijó Marinho – Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do Complexo Hospitalar do Ceará
Olga Maria Souza da Silva – Chefe do Setor de Gestão de Pessoas do Complexo Hospitalar do Ceará
Dalila Augusto Peres – Presidente da Comissão de Acumulação de Cargos do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh
Geórgia Karine Lopes Soares – Chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh
Eugenie Desirèe Rabelo Néri Viana – Gerente Administrativa do Complexo Hospitalar do Ceará
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
SERVIÇO:
1º Fórum Ebserh das Comissões de Acumulação de Cargos
Quando? 22 e 23 de outubro
Onde? Pela Plataforma Teams, via link enviado por e-mail aos inscritos
Horários? Das 14h às 18h
Mais informações? udp.huwc.meac@ebserh.gov.br
Evento gratuito
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460