Notícias
AVANÇOS
CH-UFC recorda crescimentos e inovações na assistência, no ensino e na pesquisa vivenciados nos últimos 10 anos
Em 10 anos, Complexo se destacou por suas inovações na assistência e na formação em saúde.
Fortaleza (CE) – Muitos foram os acontecimentos marcantes do Complexo Hospitalar da Universidade Federal (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em uma década. O crescimento estrutural, o aumento de força de trabalho, os pioneirismos assistenciais e as inovações de ensino e pesquisa são fatos expressivos na história do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac). Revisitando a história em celebração ao ‘CH é 10!’, evento que vai celebrar as conquistas institucionais, o Complexo, então, recorda os aspectos marcantes deste período em dez áreas.
-
Avanços na infraestrutura
Muitas melhorias estruturais foram realizadas no Complexo. Citam-se, por exemplo, a instalação de elevadores e de gerador no Centro de Pesquisas Clínicas do CH-UFC, inauguração das novas enfermarias de transplantes; das enfermarias cirúrgicas no HUWC; do Ambulatório Materno-Fetal da Meac; dos Arquivos do Centro de Pesquisa Clínica; da Casa Viva. Também a subestação de energia do HUWC; as melhorias nos Ambulatórios de Geriatria, Reumatologia, Pneumologia, Cardiologia, e, na Meac, na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal – Canguru. Mais recentemente, as novas áreas da Pediatria e do Transplante de Medula Óssea (TMO) no HUWC e a nova Emergência da Meac.
-
Renovação do parque tecnológico
Entre 2015 e 2024, foram adquiridos 1.250 equipamentos médicos que somam aproximadamente R$ 35 milhões, entre eles ventiladores pulmonares, aparelhos de anestesia, mamógrafo e angiógrafo (para exames do sistema vascular). Junto à aquisição, a atenção também se voltou à preservação desses bens, contando com a implementação de programa e de laboratórios para manutenções preventivas e testes de segurança elétrica.
-
Segurança do paciente
Os serviços prestados pelo CH-UFC estão preocupados em proporcionar a segurança do paciente. A limpeza dos espaços e do enxoval, além de campanhas sobre higienização das mãos e proibição de adornos são exemplos das estratégias promovidas para controle de infecções. Com esses esforços, o HUWC e a Meac conquistaram o nível de alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
-
Inovação em procedimentos
O CH-UFC é referência na assistência à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inovando em seus procedimentos. A Maternidade-Escola foi a primeira no Ceará a realizar a cirurgia fetal com útero exposto para correção de mielomeningocele. O Ambulatório de Adolescentes da Meac foi pioneiro na cirurgia de neovagina com pele de tilápia nas pacientes com síndrome de Rokitansky, condição em que há um encurtamento ou inexistência do canal vaginal.
O HUWC também passou a utilizar a pele de tilápia no Serviço de Cirurgia Vascular para tratar úlceras varicosas (feridas profundas na pele). O Hospital ainda se destaca em diversos tratamentos, como o de ideação suicida com a aplicação do anestésico cetamina, utilização inédita no estado para essa finalidade; e o procedimento oncológico avançado da interrupção do suprimento sanguíneo de um grande tumor na região cervical.
No campo de transplantes, o HUWC é uma potência, realizando transplantes de fígado, rim, pâncreas, córnea e medula óssea. A instituição já carrega o título de ser o primeiro hospital a realizar transplante renal no Norte e Nordeste, em 1977; e primeiro transplante duplo de rim e fígado, em 2006. Como destaque também, o HUWC, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizou o primeiro transplante haploidêntico do Ceará entre mãe e filho em 2016. O procedimento é uma alternativa quando não é encontrado um doador de medula óssea compatível.
-
Formação de profissionais
Como instituição de ensino, o Complexo contribui para a formação de profissionais da saúde, desde os estágios dos cursos de graduação até a formação de especialistas nas residências médicas e multiprofissionais. Envolvidos no cotidiano de consultas, exames e tratamentos nos dois hospitais, os estudantes também contam com o Centro de Simulação Realística, com manequins e equipamentos que simulam situações reais vivenciadas na assistência. A internacionalização é outro ponto de destaque na instituição, feita por meio de convênios com países parceiros e formando especialistas vindos de diversos países.
-
Produção científica
Nessa década, o CH-UFC vivenciou a estruturação da Unidade de Pesquisa Clínica e crescimento progressivo de estudos clínicos. Além disso, realiza eventos periódicos, como cursos, simpósios e congressos, apresentando, ainda, alto desempenho nos Programas de Iniciação Tecnológica (PIT) e Científica (PIC) da Ebserh, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inúmeras pesquisas realizadas no CH-UFC também são compartilhadas em publicações nacionais e internacionais.
-
Enfrentamento à pandemia
Dentro desse recorte de dez anos, é inevitável citar o momento desafiador para o cenário de saúde pública que foi a pandemia de covid-19. Desde a chegada do vírus em território brasileiro, em 2020, os esforços dos trabalhadores do Complexo foram para combatê-lo, prestando uma assistência qualificada aos pacientes. Na época, o Complexo produziu documentos de orientação e treinamentos, por exemplo, sobre como utilizar adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPIs). Como forma de apoio aos trabalhadores, o Complexo ainda lançou a campanha de comunicação “#VaiFicarTudoBem”, com vídeos feitos por familiares dos profissionais e por artistas nacionais.
-
Saúde e valorização dos trabalhadores
O CH-UFC criou, em 2022, o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho que atua na promoção da saúde física e mental de seus colaboradores. O Programa funciona na Casa Viva, um espaço que possui academia, atendimentos psicológicos e práticas integrativas. Durante a pandemia, foi criado o ‘Projeto Conectados: iniciativa voltada à saúde mental dos trabalhadores’. Também como cuidado em saúde, a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (Usost) do CH-UFC realiza campanhas periódicas de vacinação, tendo aplicado, neste período, mais de 10 mil imunizantes.
Além dos projetos, o Complexo, de forma recorrente, promove capacitações e oficinas para formação continuada de seus profissionais. Somente nessa década, a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) promoveu quase 24.500 cursos de capacitação. Em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, também foi formada a Brigada de Incêndio com mais de 300 trabalhadores habilitados.
-
Cuidado especializado e humanizado
O Complexo Hospitalar possui diretrizes de humanização na assistência à saúde de seus pacientes. Algumas situações exemplificam a sensibilidade durante o processo de cuidado, como a realização de mesversários com os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Meac; o carrinho elétrico que leva pacientes pediátricos no HUWC ao Centro Cirúrgico; a brinquedoteca hospitalar do HUWC; casamentos de pacientes em Cuidados Paliativos; em 2017, a inauguração da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), que se constitui como uma residência temporária para mulheres e recém-nascidos que precisam de acompanhamento sem a necessidade de internação hospitalar; o Banco de Leite Humano (BLH) da Meac, que coleta o leite para os bebês internados e ajuda mulheres com dificuldades na amamentação; e no serviço especializado que a Meac possui para atender vítimas de violência sexual.
-
Impacto Social
Todos os fatos elencados nos nove pontos acima demonstram o impacto que o CH-UFC possui para a assistência à população, formação profissionais e desenvolvimento de pesquisas. Por essa dedicação, o Complexo já foi reconhecido em premiações. A Meac recebeu, em 2019, o ‘Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher’. O CH-UFC também venceu, nos anos de 2020, 2021 e 2022, o Troféu Iniciativa de Valor da Rede Ebserh. Em números, mais recentemente, a produção assistencial do CH-UFC foi divulgada aqui, demonstrando seu potencial à serviço do SUS.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh