Notícias
INOVAÇÃO
CH-UFC lança Guia Interativo de Gestão de Pessoas
Guia Interativo criado pelo CH-UFC facilita acesso e compreensão a temas ligados à gestão de pessoas.
Fortaleza (CE) – Facilitar a compreensão de normas e fortalecer as boas práticas em gestão e liderança. É com esse empenho que o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inova ao criar uma ferramenta online, interativa e gratuita: o Guia Interativo de Gestão de Pessoas, lançado nesta sexta-feira (27). Ele é constituído por 18 módulos com informações úteis para a rotina de organização e monitoramento de equipes feita pelas chefias, mas também de interesse de todos os trabalhadores. Conheça o Guia aqui.
Essa ideia partiu da alta gestão do CH-UFC ao observar os desafios próprios da função de ser gestor em um órgão público, especialmente no tratamento dos diferentes normativos para os distintos vínculos de trabalhadores que os gestores do Complexo gerenciam: os empregados celetistas da Ebserh e os servidores públicos da UFC. A superintendente do CH-UFC, Josenília Gomes, destaca que foi pensando em facilitar o acesso e compreensão dessas questões que essa ferramenta foi criada. “Este é um Guia criativo, colorido, onde todas as legislações e ainda várias outras questões estão postas de forma fácil de serem acessadas e absolutamente rápidas para que os gestores possam, num momento de dúvida e tomada de decisão que necessita de consulta rápida, ter como suporte”.
A gerente Administrativa, Rochelle Souza, sinaliza que o conteúdo deste Guia foi submetido e aprovado pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Ebserh. “A proposta é a de ser um repositório de todo normativo que teremos o cuidado de manter atualizado. Estamos muito otimistas e esperamos que as pessoas interajam e aprendam com o Guia e possam desempenhar, da melhor forma possível, seu papel de gestor aqui dentro desse Complexo tão importante para o nosso contexto assistencial, de ensino e de pesquisa em saúde no Ceará”.
O desenvolvedor do Guia, o técnico em Informática Marcos Carvalho, lotado na Unidade de Sistemas da Informação e Inteligência de Dados (Usid), explica que os conteúdos de normas, leis e pareceres foram adaptados para uma linguagem simples, acessível e dinâmica para este formato, com fácil navegabilidade. “O Guia Interativo foi pensado e criado para dar suporte à gestão, para que os temas mais complexos fossem vistos com mais leveza, numa linguagem simples e positiva, numa ferramenta nova, online, intuitiva e interativa”. O projeto começou a ser desenvolvido em dezembro de 2023, segundo aponta Marcos, e cada conteúdo e design inserido foi pensado estrategicamente para o público-alvo.
Este projeto conta com a participação, junto à Usid, da Divisão de Gestão de Pessoas, da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), da Unidade de Administração de Pessoal (UAP), da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), do Setor de Administração (Sad) e da Unidade de Patrimônio (Upat).
Módulos
A plataforma está organizada em 18 módulos, iniciando com as boas-vindas da superintendente e as informações gerais sobre o Guia, com um tutorial sobre o uso. Em seguida, são apresentados os blocos de: Gestão para Pessoas; Acumulação de Cargos; Integração; Frequência e Escalas; Hora extra; Adicional de Plantão Hospitalar (APH); Sobreaviso; Férias. Desenvolvimento de talentos; Gestão de Desempenho; Progressão de Carreira; Licenças e Afastamentos/ Saúde e Segurança no Trabalho; Gestão Patrimonial; Sistema Eletrônico de Informações (SEI); e, por fim, as Dicas Inspiradoras, reunindo sugestões de livros, filmes, séries, podcasts e perfis de personalidades especialistas em liderança.
Cada um dos módulos está composto por conteúdos multimídias, com vídeos, imagens, infográficos, links e jogos. O Guia também pode ser acessado diretamente pelo ícone disposto no Portal do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD).
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh