Notícias
ANIVERSÁRIO
Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Meac celebra sete anos
Celebrando a trajetória de atendimentos prestados à saúde de mulheres e recém-nascidos, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), comemorou sete anos! A festa de aniversário foi realizada nesta terça-feira, dia 07, relembrando a inauguração que aconteceu em 04 de maio de 2017. Desde a sua criação até abril de 2024, o equipamento já recebeu 2.254 grávidas, 1.128 puérperas e 634 recém-nascidos.
A enfermeira Emeline Lopes, coordenadora da CGBP, enfatizou que a Casa é de grande relevância porque presta uma assistência humanizada e auxilia na desocupação de leitos da Maternidade. “Essas usuárias dispõem de toda assistência de qualidade prestada pela equipe de enfermagem, médicos e suporte da equipe multiprofissional, em um ambiente acolhedor e agradável, onde elas podem ter uma rotina que se aproxima das suas próprias casas”. Atualmente, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera tem capacidade para receber até 15 mulheres e sete recém-nascidos simultaneamente.
O gerente de Atenção à Saúde da Meac, Edson Lucena, ressaltou que a CGBP promove os cuidados necessários que incluem monitoramento da saúde, acompanhamento pré-natal e preparação para o parto, estímulo ao desenvolvimento infantil, suporte físico, emocional e psicológico no puerpério, bem como orientações sobre os cuidados com o bebê, a amamentação e a recuperação da mãe. “A Casa da Gestante desempenha um papel fundamental não apenas na garantia da saúde e do bem-estar das gestantes, dos bebês e das puérperas, mas também na promoção de vínculos familiares saudáveis e no apoio necessário para uma transição suave para a maternidade”, concluiu.
Cuidando de vidas
Os depoimentos de mulheres que passaram pela Casa da Gestante revelam a ligação que o espaço tem com suas vidas e a de seus filhos. Samara Bernardo, mãe de Karen Sofia, deu à luz no dia 27 de abril e precisou ficar por sete dias na CGBP para que a filha recebesse o tratamento medicamentoso. Samara relata que o cuidado recebido fez toda a diferença durante sua gestação e puerpério: “Achei muito bom esses dias em que fiquei aqui. Tive uma atenção, aconselhamento sobre amamentação e banho. Isso me deixou mais tranquila e segura”.
Também a paciente Luziana Barbosa esteve na cerimônia de aniversário contando a sua história. Quando veio ao pré-natal na Meac, em 21 de fevereiro, com 28 semanas de gestação, foi identificada uma alta expressiva em sua pressão arterial que a levou à internação, descobrindo logo depois também uma diabetes gestacional. Após a normalização das condições clínicas, Luziana foi encaminhada para a Casa da Gestante em 06 de março, permanecendo por 25 dias. Seu bebê Matheus nasceu em 16 de abril e, desde então, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTIN) da Maternidade, se recuperando. Ela contou que no tempo em que esteve na Casa da Gestante foi possível estabelecer uma ligação forte com os profissionais. “Essa família da Casa da Gestante me acolheu e cuidou muito bem de mim. A palavra que me define é gratidão, tanto pela Casa da Gestante, quanto pelos cuidados também da Maternidade”.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh