Notícias
CAPACITAÇÃO
CH-UFC promove curso de brigadistas
O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, por meio da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (Usost), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, está realizando o curso de brigadistas para os trabalhadores da instituição, com carga horária de 20h em três dias de duração, sendo 16h teóricas (oito em cada um dos dois primeiros dias) e 4h práticas no terceiro dia. A formação consiste em treinar os voluntários sobre primeiros socorros, controle do pânico e prevenção de incêndios, para auxílio em possíveis situações emergenciais. No total, são 10 turmas com 30 vagas cada.
O primeiro grupo foi treinado entre os dias 19 e 21 do mês de junho, e o segundo, está em treinamento a partir desta segunda-feira, dia 26, até a quarta-feira (28). Mais dois já estão previstos para os períodos de 24 a 26 de julho, e 31 de julho a 02 de agosto. As outras seis turmas serão agendadas para o segundo semestre de 2023. As aulas teóricas estão sendo realizadas no CH-UFC, enquanto a aula prática é realizada no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros, localizado no Bairro José Walter. Os profissionais do Complexo, vinculados à Ebserh, UFC e terceirizados, são definidos pelas chefias dos serviços do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), incluindo diferentes turnos e áreas críticas e respeitando os critérios de disponibilidade e boas condições de saúde.
Segundo Daniele Gruska, chefe da Usost, a formação da brigada é um passo importante para todos no CH-UFC, somando-se, inclusive, a outras iniciativas já propostas pela Unidade: “Este curso atende às questões legais e complementares às ações que já realizávamos, como a inspeção dos prédios, as recargas, posicionamento e sinalização de extintores e os treinamentos, como o simulado de emergência que realizamos em 2021. Isso tudo corrobora com a promoção de um ambiente mais seguro para empregados, estudantes e usuários". O curso está em conformidade com a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros, NT nº 001/2004, que disciplina as brigadas de incêndio no Ceará como medida de segurança contra incêndios e pânico, necessárias para renovação de documentos, como o alvará de funcionamento dos estabelecimentos.
A assistente administrativa Katia Valéria, da Unidade de Almoxarifado e Controle de Estoques, participou da primeira turma de brigadistas e afirmou que a junção da teoria e prática foram essenciais para sua formação: “Através desse treinamento, podemos dar suporte aos nossos colegas colaboradores, como também aos pacientes e aos acompanhantes. Este é um curso que levo para minha vida, nos fazendo ver a grande importância que é a prevenção de incêndios”.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, fazem parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem
pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh