Notícias
NOVO ORGANOGRAMA
Setor de Gestão da Qualidade quer melhorar cultura organizacional
No segundo semestre de 2021 o organograma do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), passou por uma grande reestruturação, sendo criados novos Setores, Divisões e Unidades, e extintos outros.
Uma das grandes novidades é a criação do Setor de Gestão da Qualidade (STGQ), que engloba a Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP) e Unidade de Vigilância em Saúde (UVS), e tem como chefe a enfermeira em gestão da qualidade em saúde Suênia Ferreira de Sousa.
O STGQ faz parte do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade, que promove a construção de um sistema planejado, estimulando a participação e autoavaliação, promovendo mudanças de atitudes e comportamentos a partir do incentivo à educação de todos os colaboradores, no aprimoramento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realiza e com a garantia da qualidade do atendimento à população.
“Nossa expectativa é que a cultura da qualidade seja disseminada em toda instituição, que possamos ter melhorias nos processos através das mudanças de atitudes e comportamentos que incentivem uma cultura organizacional de qualidade”, afirma Suênia Ferreira de Sousa.
A Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e a Unidade de Vigilância em Saúde têm como atribuições gerir a vigilância epidemiológica e sanitária, o selo Ebserh de Qualidade, documentos e indicadores, ações de segurança do paciente e também promover a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde, promovendo a cultura de melhoria contínua dos serviços. A primeira tem como chefe a enfermeira Patrícia Trindade Benites e a segunda a enfermeira Angelita Fernandes Druzian.
“Estamos muito felizes com a nova estrutura organizacional dos hospitais da Ebserh, porque pela primeira vez temos um setor destinado a fazer a gestão da qualidade no âmbito do hospital, buscando a excelência e melhoria dos nossos serviços junto aos nossos pacientes, residentes e alunos. Nosso objetivo agora é alcançar o Selo Ebserh de Qualidade”, salienta o superintendente do Humap, Cláudio César da Silva.
Programa e Selo Ebserh de Qualidade
O Programa Ebserh de Gestão da Qualidade e o Selo Ebserh de Qualidade (SEQuali) têm como objetivo promover a gestão da qualidade, a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde no âmbito dos hospitais universitários federais que compõem a rede Ebserh.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.