Notícias
COMPROMETIMENTO
Humap lidera adesão ao Plano de Contingência de Covid na rede Ebserh
Considerando a situação epidemiológica atual no Brasil, em que se evidencia o aumento do número de casos de síndrome respiratória, incluindo a Covid-19, a descoberta da variante Ômicron, com maior capacidade de transmissão e a identificação da propagação desta, a rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) orientou e solicitou a elaboração do Plano de Contingência para Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus pelos hospitais universitários federais (HUFs) da rede.
O Plano de Contingência é um documento escrito pelo hospital que tem como objetivo preparar a ampliação da capacidade do hospital de forma organizada, integrada e escalonada para fazer frente a uma crise, ou seja, preparar o hospital quando ocorrer uma desproporção entre a necessidade de recursos e os recursos existentes e, com isso, permitir ao hospital atender e salvar o máximo de vidas possível.
O plano apresenta o planejamento diante dos diferentes cenários epidemiológicos e das distintas capacidades locais de resposta, a depender das configurações das Redes de Atenção à Saúde para enfrentamento da pandemia, está em constante processo de revisão tendo em vista as constantes mudanças e a necessidade de estruturação das estratégias de ações para possível execução, envolvendo todas as unidades responsáveis pelas ações.
No ano de 2022 foi solicitada a atualização versão 8 do Plano de Contingência. O plano do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), recebeu destaque por ter o maior alto grau de adesão ao modelo que foi proposto pela rede Ebserh, com 99,2%, empatando na primeira colocação com o Hospital de Doenças Tropicais, da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) e Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, da Universidade Federal do Pará (HUBFS-UFPA).
“A grande adesão do Plano de Contingência do novo coronavírus é reflexo do comprometimento coletivo das equipes de trabalho do Humap, de uma gestão voltada para um incentivo de melhoria continua”, afirma a chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Suênia Ferreira de Sousa.
" Há dois anos vivemos em estado de pandemia e nesse período foi necessário elaborarmos planos de contingência para que nossas equipes pudessem saber como agir no tempo certo e da maneira correta. E esse trabalho também foi muito importante e nos capacitou a permanentemente termos planos de contingência para eventos adversos que possam ocorrer. Estamos muito felizes que o Humap esteja liderando este ranking com um dos melhores planos da rede Ebserh", enfatiza o superintendente Prof. Dr. Cláudio César da Silva.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.