Notícias
RECONHECIMENTO
Anvisa classifica Humap como Alta Conformidade em Práticas de Segurança do Paciente pelo segundo ano consecutivo
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), foi classificado como de Alta Conformidade na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, em 2021, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo segundo ano consecutivo.
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
A avaliação é realizada anualmente, com adesão voluntária dos hospitais, e configura uma importante ferramenta para a promoção da cultura de segurança e enfatiza as ações de gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde, pois possibilita o diagnóstico das práticas de segurança do paciente, permitindo às instituições de saúde identificar o resultado das ações realizadas em prol da segurança do paciente, assim como as oportunidades de aprimoramento nos processos de trabalho.
São avaliados 21 indicadores de estrutura e processos para que as instituições de saúde sejam classificadas nos níveis: conformidade alta (67% a 100%), conformidade média (34% a 66%), conformidade baixa (0% a 33%), em relação às práticas de segurança do paciente. São considerados os critérios de estrutura e processo, gestão de riscos, monitoramento à cultura de segurança, aprimoramento da qualidade e aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
“Esse resultado reflete as ações das equipes que compõem o Setor da Gestão da Qualidade: a Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e a Unidade de Vigilância em Saúde (Sciras e Epidemiologia), juntamente com as equipes assistenciais, que fazem o processo acontecer. É um resultado muito importante, principalmente porque atravessamos uma pandemia, sempre buscando manter as conformidades nos processos assistenciais. A segurança do paciente está pautada nas seis metas internacionais e na legislação nacional. No Humap temos cinco protocolos de segurança do paciente implementados. O sexto protocolo (comunicação efetiva) está em construção compartilhada com vários setores e unidades, em fase final de elaboração. Estar em alta conformidade na avaliação da Anvisa consolida o trabalho do Setor da Gestão da Qualidade, com o apoio da superintendência e gerências e nos incentiva no seguimento da prevenção de incidentes e qualidade da assistência, juntamente com as equipes assistenciais”, comemora a chefe substituta do Setor da Gestão da Qualidade, Angelita Fernandes Druzian.
Para o superintendente do hospital, Cláudio César da Silva, é uma grande alegria para ter esse reconhecimento como um dos hospitais que atende as conformidades legais em relação à segurança do paciente. “Um tema tão delicado e tão importante para as organizações hospitalares. Parabenizo a nossa equipe de gestão, ao Setor de Vigilância em Saúde, ao Núcleo de Segurança do Paciente e a todos que estão empenhando esforços em desenvolver protocolos, em melhorar os fluxos e diminuir todo e qualquer risco ao nosso paciente”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.