Notícias
AQUISIÇÕES
Humap entrega novos aparelhos de ultrassom e transdutores para duas unidades
Momento da entrega aparelhos de ultrassom e transdutores para duas unidades
Na manhã desta terça-feira (07/06) foi realizada uma pequena cerimônia de entrega simbólica de quatro aparelhos de ultrassom e transdutores para a Unidade de Saúde da Mulher (Umul) e Unidade de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos (UDIMG) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), no auditório da Superintendência.
A aquisição dos aparelhos de ultrassom e transdutores visa a renovação do parque de tecnologias e atendimento adequado das demandas de pacientes. Os aparelhos serão utilizados tanto para atendimento em ginecologia e obstetrícia quanto para imagem geral (UDIMG), atendendo a diversas especialidades. Os equipamentos atualmente disponíveis têm idade média de 12 anos e encontram-se desgastados pelo tempo de utilização. Ressalta-se que os equipamentos são fundamentais para que o hospital, que é referência para a gestação e parto de alto risco e infectologia, desenvolva suas atividades.
Estiveram presentes no local o superintendente do Humap-UFMS/Ebserh, Cláudio César da Silva, a gerente de atenção à saúde, Andrea de Siqueira Campos Lindenberg, chefes das unidade, supervisores de residência e residentes dos locais que receberam os aparelhos.
Cada equipamento custou R$ 217.579,00, totalizando um investimento de R$ 870.316,00. A verba é proveniente do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que foi criado por meio do Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010, e define diretrizes e objetivos para a reestruturação e revitalização dos hospitais universitários federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo do programa é criar condições materiais e institucionais para que os hospitais possam desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão e de assistência à saúde da população. Também foram emitidos certificados simbólicos, entregues em mãos pelo superintendente do Humap para cada chefe de unidade contemplado com o aparelho.
A gerente de atenção à saúde, Andrea Lindenberg, também manifestou sua satisfação com esses novos aparelhos. "Esperamos que hajam ainda mais oportunidades como esta de entregas de aparelhos novos e modernos. A renovação do parque é essencial para que possamos realizar atendimentos, estudos e pesquisas de qualidade".
"Agradecemos muito todo o apoio da equipe e da gestão do Humap. Quero dizer que atualmente mais de 70% dos pacientes internados realizam o exame de ultrassom. Essa aquisição é muito importante para nós", salienta a chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos, Cristiane de Rezende Oliveira.
Ao final, o chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Ricardo dos Santos Gomes, também fez suas considerações. "Essa aquisição nos possibilita algo muito importante: a mobilidade. Nosso antigo aparelho é fixo, o que nos limita em determinados atendimentos. Com a mobilidade poderemos realizar muito mais exames."
A aquisição dos equipamentos contribuirá para o pleno atendimento dos procedimentos e serviços pactuados, permitindo o diagnóstico e identificação de uma série de patologias e condições de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.