Notícias
EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS
Humap comemora Abril Verde com pintura interativa
Para comemorar o Abril Verde, mês que tem por objetivo conscientizar sobre a prevenção de acidentes de trabalho, com reflexões e elaborações de métodos para possibilitar um ambiente seguro para os colaboradores, sem acidentes ou doenças que se originam da execução do trabalho, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), promoveu uma pintura interativa na entrada principal da instituição nesta quinta-feira (29/04).
A ação, elaborada e coordenada pelo Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com o apoio da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), consistia em os profissionais do hospital pintarem suas mãos com tinta guache verde, num papel em branco em formato de coração e depois colar esse coração pintado nos troncos de um painel, formando uma grande árvore de união e esperança.
“Realizamos o evento em homenagem a todos os profissionais do Humap, assistenciais, médicos, administrativos e terceirizados, com o intuito de despertar a prevenção e preservação da saúde dos profissionais, principalmente aqueles que, devido ao momento atual, não têm como fazer a quarentena, porque estão atuando na linha de frente ao combate da Covid”, explica o técnico em segurança do trabalho, Maurício Andreo.
Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu, em 28 de abril de 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, devido a um acidente grave que aconteceu na Virgínia (EUA), em 1969, provocando a morte de 78 trabalhadores. O Brasil passou a utilizar, em 2005, a mesma data para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais, por meio da Lei nº 11.121/2005.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.