Notícias
AMPLIAÇÃO
Humap amplia organograma estrutural com criação da USost
Em fevereiro de 2021 a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) iniciou a reestruturação dos 40 hospitais universitários federais de sua Rede para reforçar ensino, pesquisa e extensão e oferecer ainda mais agilidade e eficiência, sem aumentar os gastos das instituições. Foi identificada a necessidade de realizar ajustes na estrutura organizacional, dentre elas, a implementação da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (USost).
Sost é a sigla para Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, correspondente ao SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, regido pela norma regulamentadora nº 04 do Ministério do Trabalho e Emprego, e que tem como objetivo promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. O Humap-UFMS/Ebserh teve autorização da Ebserh Sede para implementação da USost, que foi incluída em seu organograma a partir de 25 de maio de 2021.
O engenheiro de segurança Túlio Antunes Pinto Coelho foi nomeado chefe da nova unidade e ressaltou a importância desta criação. “Gostaria de agradecer primeiramente à confiança da gestão do Humap-UFMS em meu trabalho para assumir essa liderança. São muitos os desafios na matéria de segurança e saúde dos trabalhadores da área da saúde, principalmente em meio à pandemia que vivemos. Em um hospital encontramos quase todos os tipos de riscos ambientais, dos agentes biológicos (que são os principais) aos agentes químicos, ruído e calor. O trabalho para a eliminação, redução e controle de todos esses riscos é essencial e primordial, ainda mais num ambiente dedicado ao “cuidar”. Em minha gestão espero continuar trabalhando com minha equipe para reduzir os índices de acidentes do Humap, os riscos, de forma geral, e colaborar para a qualidade de vida dos funcionários. Coloco toda a equipe da USOST à disposição das demais equipes para, em conjunto, melhorarmos nosso ambiente de trabalho. Contem comigo”.
A USost está diretamente ligada à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP). Para a Chefe da DivGP, Kelly Krystynny da Silva Santos Vollkopf, o objetivo da nova unidade vai muito além de cumprir e fazer cumprir as legislações vigentes relacionadas à Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador. “Sua criação valoriza os aspectos de promoção e atenção à saúde dos profissionais lotados no Humap-UFMS e destaca a importância das ações voltadas à proteção integral do trabalhador no ambiente de trabalho”.
Para o superintendente do hospital, Prof. Dr. Cláudio César da Silva, a criação da USost é motivo de muita alegria. “Sonhamos com isso desde o início da nossa gestão. A saúde e a segurança das nossas equipes e dos nossos trabalhadores são prioridade na nossa gestão e nós precisávamos de uma estrutura que tivesse essa responsabilidade de liderar esses processos. Estamos muito felizes com esse avanço na área da gestão de pessoas no Humap-UFMS/Ebserh”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país