Notícias
CONFRATERNIZAÇÃO
HUMAP realiza festa junina para gestantes diabéticas
Há não muito tempo as delícias das festas juninas eram praticamente inacessíveis às pessoas diabéticas por conta das altas taxas de glicose presentes nos quitutes típicos. Mas essa realidade mudou!
Na tarde desta quarta-feira (20/06), na área de convivência da direção do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS) o Grupo Docinhos, formado por gestantes diabéticas atendidas na Maternidade ganhou uma festa junina com tudo a que têm direito! Mães que estão com filhos na UTI Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) também participaram da confraternização.
Canjica, bolo de milho, pipoca, sopa paraguaia, chás e sucos fizeram parte do cardápio. Tudo balanceado para não afetar os índices glicêmicos das gestantes!
A festa também contou com músicas e decorações típicas e uma quadrilha. “As gestantes ficaram relutantes em dançar quadrilha no início, mas depois acabaram entrando na brincadeira e se divertiram. Afinal, exercitar-se é fundamental para todas as pessoas e, especialmente, para que é diabético”, conta a educadora física Silvia Feiten, uma das organizadoras da festa, junto com a nutricionista da maternidade, Josiane Rosa Araujo Brito.
A festa junina foi bancada com recursos arrecadados entre profissionais do ambulatório de obstetrícia.
Docinhos
O grupo Docinhos, que atende gestante diabéticas, funciona todas as quartas-feiras na Maternidade do HUMAP-UFMS. As pacientes recebem alimentação balanceada, orientações sobre saúde e exercícios físicos, acompanhamento dos índices glicêmicos e são atendidas por médicos, enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas, entre outros profissionais.