Notícias
MISSÃO INSTITUCIONAL
Residentes do Humap intensificam publicações científicas
Nos últimos dois meses residentes do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) têm intensificado o número de publicações de artigos em revistas científicas e também a quantidade de aceites para publicações.
“As publicações são um modo de concretizar saberes, unindo a prática assistencial e o referencial teórico aprendido, impulsionando o saber na instituição. Assim estas publicações são recebidas com jubilo por selar a nossa missão institucional”, afirma a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, Paula de Oliveira Serafin.
Foram publicados os artigos:
- “Cuidados Paliativos nos pacientes com afecções reumatológicas”, do residente de clínica médica Rafael de Oliveira e da médica Rosângela Silva Rigo na revista Research, Society and Development, v. 12, n. 1;
- “Pancreatite Medicacional Grave em Paciente Jovem Devido a Abuso de Substâncias Psicoativas”, dos residentes de pré-requisito em área cirúrgica básica Guilherme Alves de Oliveira, Augusto Araboni Mendes Barcelos Manna, Pamela Renata Leite, Debora Duarte Melo, Kilder Carmo dos Santos, João Gilberto Kazuo Aguena e Eduardo Fernandes Arruda, juntamente com os pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Loysleny Elias França, Nathália Joana Garcia Gonçalves, Larissa Maria Lucas, Raíssa Andrade Águas e Juni Marcos Borges Alves Nogueira, no International Journal of Health Science, v. 3, n. 2;
- “Achados em tomografia de coerência óptica em pacientes com demência fronto temporal: relato de caso”, do residente de oftalmologia Gustavo Tonon Domingos e do especialista em Neuroftalmologia e Glaucoma Glauco Almeida, no Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 1;
- “Osteomielite por Bacillus licheniformis e Paenibacillus alvei em uma criança imunocompetente: relato de caso”, do residente em ortopedia e traumatologia Eliseu Moreira Chisté, e das médicas Marina Juliana Pita Sassioto Silveira de Figueiredo e Ana Lucia Lyrio de Oliveira, na revista Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (Pecibes), v.8;
- “Terminalidade, ensino médico e cuidados paliativos: um estudo reflexivo”, da residente de clínica médica Karla Renata Ayumi Kato e da médica, Rosangela Silva Rigo, na revista Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (Pecibes), v.8.
Receberam Cartas de Aceite os seguintes trabalhos:
- “Aspectos do Transtorno de Jogos pela Internet no Brasil: Revisão de Literatura”, do residente em psiquiatria Marcelo Vergueiro Dias e da psiquiatra Karina Cestari de Oliveira, para publicação na Revista Eletrônica Acervo Saúde.
- “Manejo clínico do recém-nascido com cardiopatia cianótica: uma revisão bibliográfica”, da residente em pediatria Raiany Dias Marques Ferreira e da pediatra Andressa Barea Borges Vidal, para publicação no Research, Society and Development Journal.
- “Carcinoma de células renais claras e de origem genética: relato de caso”, dos residentes em urologia e médicos Daniel Galvão Vidal, Henrique Rodrigues Scherer Coelho, João Alexandre Queiroz Juveniz, Laís Namy Nakasse Mori, Antônio Augusto Palombo Mendes, Fabiano Roberto Fugita, Fabio Galvão Vidal, Raquel Esther Hermosilla Nunez, para publicação no Brazilian Journal of Health Review.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.