Notícias
RECONHECIMENTO
Trabalho de urologista do Humap é premiado na CAU 2023
Urologista do Humap é destaque na CAU 2023
O urologista do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Ebserh, Dr. Henrique Rodrigues Scherer Coelho (MS) foi agraciado com o prêmio Victor Politano no XLII Congresso da Confederação Americana de Urologia (CAU), realizado de 4 a 7 de outubro no Chile, por seu trabalho “Autologous adipose-derived mesenchymal stem cell therapy reverses detrusor underactivity: open clinical trial”.
“O congresso da CAU foi uma oportunidade ímpar para compartilhar conhecimento e experiências com colegas urologistas de todo o continente americano. Recebi esse prêmio com muita alegria e satisfação, uma vez que esse foi o meu trabalho para obter o título de doutor pelo programa de pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Sinto-me muito honrado em receber essa homenagem e isso me motiva a continuar as pesquisas em projetos de ponta em doenças ainda sem tratamento efetivo”, comemora Dr. Henrique Rodrigues Scherer Coelho, que é preceptor do PRM em Urologia – Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (UFMS), pesquisador do Centro de Estudos em Células-Tronco, Terapia Celular e Genética Toxicológica (CeTroGen), Faculdade de Medicina (UFMS).
O trabalho apresentado demonstra os resultados de um procedimento inédito desenvolvido para o tratamento da bexiga hipoativa. “Foram utilizadas células-tronco mesenquimais do tecido adiposo para tratar pacientes com hipoatividade vesical que apresentam resíduo pós-miccional elevado, infecção urinária de repetição e risco de insuficiência renal crônica. Os pacientes participantes da pesquisa na UFMS foram submetidos a uma minilipoaspiração, as células foram processadas no CeTroGen e na sequência transplantadas para os pacientes (transplante autólogo) em duas ocasiões, com um intervalo de 30 dias. Os resultados demonstraram que a terapia celular aumentou o fluxo máximo, o fluxo médio e volume urinado e reduziu o volume residual no exame de urofluxometria. Observou-se ainda aumento do fluxo máximo, da pressão detrusora máxima, do volume urinário e do índice de contratilidade vesical no estudo de fluxo pressão. Assim, sete dos nove pacientes tratados não precisaram mais dos cateterismos diários e dois reduziram a quantidade necessária. Isso representa melhora da qualidade de vida e retorno às atividades diárias”, explica o autor do trabalho.
“Agradeço o Prof. Dr. Rodrigo Juliano Oliveira, ao CeTroGen e ao programa de pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste pelo apoio, que foi essencial para o desenvolvimento do projeto. Agradeço também ao Serviço de Urologia do Humap-UFMS por todo o apoio recebido durante o atendimento aos pacientes”, finaliza Dr. Henrique.

Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.