Notícias
HUMANIZAÇÃO
Olha o Arraiá do CTI Ped do Humap, gente!
O CTI reúne os pacientes de casos graves que precisam de cuidados avançados de uma equipe de médicos e enfermeiros com amplo conhecimento, ou seja, pacientes que precisam de acompanhamento intensivo e nem sempre são momentos fáceis, principalmente para acompanhantes e familiares, que ficam dias e até semanas junto no hospital.O dia-a-dia dentro de uma Unidade hospitalar é algo muito cansativo e emocionalmente impactante, não só para os pacientes, mas também para os seus familiares.
Contemplando uma parte do projeto "UTI de portas abertas" no qual as famílias são incentivadas a permanecer integralmente durante toda a internação do menor para facilitar sua recuperação e colaboração nos cuidados, observou-se aquelas dificuldades se tornarem ainda maiores, em especial nas internações em ambientes intensivos, onde a gravidade e o tempo prolongado potencializam tais demandas e exigem das famílias um grande comprometimento físico e emocional.
Na manhã da última quarta-feira (27), no Centro de Terapia Intensiva Pediátrico (CTI Ped) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Rede Ebserh, aconteceu um lindo arraial junino.
Os pacientes pediátricos foram todos caracterizados com os trajes do mês, assim como o CTI decorado com motivos juninos e também foram oferecidos quitutes juninos como salgadinhos, bolos, cachorro quente, pipoca doce e salgada, canjica, entre outros pratos típicos, numa bela confraternização entre equipe, pacientes e acompanhantes.
As decorações temáticas já são uma tradição no CTI Ped do Humap : carnaval, Páscoa, Dia das Mães, entre outras datas. Essa é uma forma de acolher os acompanhantes e as crianças e tornar os dias de internação mais amenos.
“Há algum tempo procurava meios de promover alguma atividade para os acompanhantes, que pudesse contribuir para o entretenimento deles no meio de uma rotina bastante exaustiva de uma UTI, como por exemplo uma oficina de artesanatos, até mesmo alguma prática educativa, mas a exigência financeira, a presença de mais colaboradores e voluntariados, somado a um momento pós pandemia, dificultou seu andamento. Então pensei na iniciativa de promover nosso "café da manhã" (junino desta vez) , pois para muitos trata-se de uma das mais importantes refeições do dia e graças a participação e contribuição dos colegas podemos contribuir com esse singelo gesto de empatia. O evento ocorre desde o início do ano e se tornou um momento de descontração, de conversas, onde os familiares entendem que aquele é um momento em que a equipe também se propõe a "cuidar" deles, a prestar atenção neles, não somente nos seus filhos... é um momento em que eles podem interagir com outros familiares, que podem se permitir relaxar e amenizar a carga exaustiva que vem levando consigo, um momento acessível para uma troca de conversas com outros membros da equipe e que podem ouvir suas necessidades, queixas e sugestões de forma bem mais leve”, explica a Drª Silvia Yonamine Reinheimer, médica intensivista pediátrica, visitadora e responsável técnica médica da unidade.
Momento de confraternização junina no CTI Ped do Humap-UFMS
Ela ainda conta que para a equipe também se tornou um momento especial, pois o setor vem há algum tempo trabalhando em sua lotação máxima com pacientes de alta complexidade e gravidade, o que prejudica até mesmo as relações interpessoais e que também puderam ser amenizadas com essa atividade comum.
As próprias crianças que, quando possibilitadas a participar, podem desfrutar de um cenário bastante diferenciado, com uma decoração bem especial, feita com o máximo de dedicação, carinho e desejo de uma boa recuperação, ainda mais junto aos seus queridos.
“Agradeço o reconhecimento da nossa iniciativa e espero que seja um estímulo para que a equipe permaneça sempre ativa e focada na melhor assistência e cuidado, não só com o paciente, mas também seu entorno social, peça fundamental nesse processo de recuperação”, finaliza Drª Silvia.
*Imagens foram devidamente autorizadas pelos responsáveis
Sobre a Rede Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.