Notícias
APRIMORAMENTO
Curso de Desbridamento de Feridas acontece no Humap para profissionais da enfermagem
Na última quinta-feira (15) aconteceu no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Rede Ebserh, o Curso de Desbridamento de feridas para os profissionais da enfermagem do hospital do Pronto Atendimento Médico Adulto e Pediátrico, Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico, Unidade Intensiva e Cuidado Intermediário Neonatal, Unidade de Clínica Cirúrgica I e II, Unidade de Clínica Médica, Unidade de Doenças Infecto Parasitária, Unidade de Pediatria, Unidade Coronariana e Enfermeiros membros efetivos da Comissão Permanente de Cuidados com a Pele - COMCP.
O curso foi realizado na sala 01 da Gerencia de Ensino e Pesquisa (GEP) e no laboratório de habilidades, com carga horária de duas horas teóricas e duas horas práticas, totalizando quatro horas de capacitação.
O desbridamento de feridas, de qualquer característica, faz parte do tratamento de feridas, este procedimento é indicado pelo enfermeiro face ao exposto na Resolução COFEN n. 567/2018, o qual regulamenta a atuação da equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas, conferindo a autonomia do enfermeiro na avaliação, prescrição e execução de curativos, bem como coordenar e supervisionar sua equipe nos aspectos preventivos e de tratamento de lesões de pele. Em específico trata da responsabilidade na execução de cuidados de maior complexidade técnica, dentre eles, o desbridamento.O desbridamento é um componente importante no preparo do leito da lesão, fornece condições adequadas para otimizar o processo de cicatrização e reparação tecidual. O desbridamento consiste na retirada de tecidos inviáveis aderidos ao leito e/ou na área periferida, por meio de métodos autolíticos, enzimáticos, biológicos, mecânicos ou instrumentais. Devido indicações peculiares, métodos específicos e técnicas de execução, exige conhecimento e habilidade do profissional enfermeiro diante de uma avaliação integral (individuo-lesão), que fomente a aplicação prática.
O objetivo foi habilitar os enfermeiros assistenciais sobre os aspectos legais do desbridamento de feridas e qualificar a assistência de enfermagem no tratamento de feridas, através de adoção de práticas seguras, principalmente relacionado ao desbridamento instrumental conservador.
No total 18 profissionais participaram da capacitação que praticaram o aprendizado em pés de porcos, devidamente preparados para a atividade. Eles foram queimados com maçarico para simular a necrose, uma vez que a pele do porco de assemelha à pele humana.
"O desbridamento é um procedimento muito importante no tratamento de feridas, tornando-se fundamental para o exercício do trabalho do enfermeiro o cuidado a pacientes com feridas. O treinamento é de grande importância, uma vez que agrega conhecimentos teóricos e habilidades práticas para a execução do procedimento, garantindo uma atuação qualificada e autônoma da prática de enfermagem do Humap”, explica Thiago Martins Quirino, Chefe da Unidade de Apoio à Gestão em Enfermagem do Humap.
O curso foi ministrado pelas enfermeiras Danielle Neris Ferreira, Gabriela Rodrigues Alves e Luana Aires Medeiros Diniz da estomaterapia.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.