Notícias
ASSISTÊNCIA
Banco de Leite do Humap é o 1º do Estado a ter consulta de enfermagem
Momento da consulta de enfermagem no BLH
O Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano (CREBLH) implantou no Hospital Universitário Maria Aparecia Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), em fevereiro deste ano, a Consulta de Enfermagem, visando oferecer às nutrizes assistidas pelo serviço um atendimento individualizado, direcionado para o manejo clínico do aleitamento materno, aliando conhecimento científico ao cuidado holístico de enfermagem, como rede de apoio e incentivo à promoção do aleitamento materno.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem (PE) está regulamentada pela Resolução COFEN 358/2009.
Ao procurar o CREBLH Humap-UFMS/Ebserh, a nutriz, em seu primeiro atendimento, realiza uma consulta com a enfermeira do setor, oportunidade na qual é realizada a anamnese e o exame físico direcionado das mamas. A partir das informações colhidas e observadas são levantados os diagnósticos de enfermagem e prescritos os cuidados de enfermagem para cada caso. A implementação da consulta de enfermagem no Banco de Leite favorece o cuidado humanizado à nutriz, seu bebê e sua família, garantindo que os preceitos do Sistema Único de Saúde - integralidade, universalidade, equidade e resolutividade das ações de saúde - sejam efetivos.
Vale ressaltar que o BLH Humap-UFMS/Ebserh é o Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano, e o primeiro no estado a implementar a consulta de enfermagem. A implantação da Consulta de Enfermagem no BLH contou com a colaboração da Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
"A consulta de enfermagem enriquece a assistência prestada em nosso BLH pois proporciona um atendimento personalizado à tríade mãe-bebê-família/rede de apoio. Cada pessoa é singular e tem direito de ser atendida em suas necessidades específicas de forma holística e humanizada, e esse é o objetivo da consulta de enfermagem em nosso BLH”, ressalta a enfermeira Edilene Villalba, do BLH do Humap.
Para agendar uma consulta basta entrar em contato pelo telefone 3345-3027.
A nutriz, caso ainda não tenha prontuário aberto na instituição, deve abri-lo na recepção do Ambulatório Geral.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.