Notícias
RECONHECIMENTO
Humap teve diversas ações em homenagem às mulheres
O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também é um chamado sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.
No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) a comemoração da data já é uma tradição e foi amplamente celebrada em diversos setores do hospital. São 1200 mulheres que movem com sua força, dedicação e profissionalismo essa grande máquina de ensino, pesquisa e assistência.
Atualmente o Humap está sendo gerenciado pela Dra. Andrea Lindenberg, nomeada superintendente no início do ano de 2023, que reconhece o poder feminino: “ somos muito gratos pelo trabalho desenvolvido pelas nossas colaboradoras, acadêmicas e residentes que encaram os desafios profissionais, equilibrando a vida pessoal também. Sabemos que nem sempre é fácil, mas é possível”.
Como forma de homenagem foram oferecidos três dias de oficina de auto maquiagem com horários de manhã, à tarde e à noite para as mulheres numa parceria com a Mary Kay, que gratuitamente ministrou o curso. Ao final de cada dia, todas as participantes da oficina concorreram a cinco lápis de sobrancelha personalizados para a data.
Depois de maquiadas, as participantes foram fotografadas num cenário especialmente elaborado por elas pela colaboradora Anna Karolina Assis que gentilmente realizou o trabalho de uma forma bastante profissional. As fotos serão disponibilizadas às participantes.
Os resultados foram publicados nas redes sociais do hospital. Também foi oferecido um café com bolo para as participantes após a sessão de fotos.A Comissão Permanente de Eventos confeccionou e distribuiu lembrancinhas alusivas ao dia para todas as colaboradoras do Humap.Também foi desenvolvida uma campanha em homenagem às mulheres divulgada nos canais de comunicação do hospital, nas redes sociais, assim como faixas foram colocadas nas entradas do prédio.
Por iniciativa própria, as diversas chefias providenciaram lembrancinhas e ações de reconhecimento às colaboradoras e pacientes: painéis com fotos, bombons com cartões, suspiros em forma de flor, suculentas com cartões, lixinhas de unha com mensagens, entre outros, que demonstraram todo o carinho e apreço pelas mulheres que constituem o Humap.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.