Notícias
Mutirão de Colonoscopia no HUJM ajuda a reduzir filas no SUS
No último sábado (15), o Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh) promoveu um mutirão de exames de colonoscopia em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). A ação faz parte da campanha Março Azul, que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal.
O mutirão teve como principal objetivo reduzir a fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) e oferecer exames essenciais para o rastreamento da doença. A iniciativa integra a política de redução de filas coordenada pelo Ministério da Saúde, e contará com novos mutirões ao longo do ano, promovidos pelo HUJM-UFMT para fortalecer a assistência à população.
Ao todo, 28 pacientes foram atendidos, contando com a dedicação de uma equipe multiprofissional, que incluiu médicos, enfermeiros e técnicos, todos empenhados em garantir um atendimento humanizado e de qualidade.
Para o coordenador do Núcleo de Doença Inflamatória Intestinal do HUJM-UFMT, o coloproctologista Mardem Machado, a colonoscopia é fundamental para a detecção precoce do câncer colorretal. "Esse é um câncer que, muitas vezes, não apresenta sintomas no início, e quando aparecem, a doença já pode estar avançada. Por isso, recomendamos que todas as pessoas façam a colonoscopia a partir dos 45 anos, mesmo sem sintomas."
O mutirão também reforçou o compromisso do hospital com a qualificação da assistência à saúde pública. O gerente de atenção à saúde do HUJM-UFMT, Ricardo Lisita, agradeceu a equipe pelo empenho e reforçou a importância da ação para a população. "Agradecer e parabenizar toda a equipe de colaboradores e colaboradoras deste hospital, onde o trabalho em equipe, o trabalho de qualidade, garantiu seguridade e que a gente cumprisse a meta de redução de filas do governo federal, todos empenhados nessa força-tarefa para que nossa população seja integralmente acolhida."
O presidente da Sobed-MT, Eduardo Baruk, também reconheceu o esforço coletivo para a realização do mutirão. "A captação dos pacientes foi feita pela regulação municipal. A gente tem que agradecer ao pessoal do Hospital Universitário Júlio Müller, toda a equipe de regulação interna do hospital, que ajudou a gente a captar esses pacientes e que fez tudo acontecer, além da disponibilidade do centro cirúrgico, da sala e de toda a equipe, todos os funcionários que contribuíram para essa ação beneficente."
Além do esforço das equipes médicas e assistenciais, a ação contou com tecnologia de inteligência artificial para aprimorar os diagnósticos. Segundo Rafael Medeiros, representante da Kyotech, "O equipamento utilizado auxilia os médicos na identificação de lesões, permitindo um diagnóstico mais preciso e rápido."
Pacientes e acompanhantes também destacaram a organização e o acolhimento durante o mutirão. "Graças a Deus deu tudo certo, gostei muito, bem organizado, foi tudo tranquilo, ele foi bem acompanhado desde a entrada até o procedimento dos médicos, estamos saindo muito satisfeitos", relatou Marleide Gomes, acompanhante de um dos pacientes.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.