Notícias
COMEMORAÇÕES
HUJM-UFMT celebra 40 anos com programação especial
Cuiabá (MT) – Com o tema “Juntos, celebrando as conquistas e construindo o futuro”, o Hospital Universitário Júlio Muller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início às comemorações alusivas ao seu 40° aniversário. Ao longo de sua trajetória, oficializada em 31 de julho de 1984, o Hospital passou por transformações, consolidando-se como referência no ensino e na assistência no estado de Mato Grosso, oferecendo serviços de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“São 40 anos de história, contribuindo para o povo do Mato Grosso com a ciência, na formação de profissionais de saúde e para os usuários do SUS. Parabéns a todos que contribuíram e contribuem com esta história maravilhosa", destacou o gerente Administrativo e superintendente em exercício do HUJM-UFMT, Cassiano Moraes Falleiros. E acrescentou, “Como diz nosso slogan 'Juntos, celebrando as conquistas e construindo o futuro’, então contamos a história, vivemos o presente e que venha o futuro. Parabéns ao HUJM-UFTM”.
O Hospital, referência em média e alta complexidade, conta com 105 leitos e oferece atendimento em 31 especialidades médicas e em nove áreas multiprofissionais. Em 2023, foram realizadas 3,9 mil cirurgias e 411 mil exames laboratoriais. Com a nova sede prevista para inaugurar ainda em 2024, a unidade vai contar com aproximadamente 2,5 mil profissionais de saúde, ampliando significativamente seus serviços, incluindo as consultas médicas que devem chegar a 150 mil atendimentos por ano.
A programação comemorativa inclui diversas atividades voltadas aos profissionais de saúde e pacientes. Confira:
- 25/07, das 15h às 17h - Podcast ao vivo “HUJM 40 anos: histórias e vivências da comunidade hospitalar”, no Auditório do HUJM (transmissão via Teams);
- 26/07, das 18h às 21h - Arraial de aniversário “Quarentô do Juliô”, no Espaço do estacionamento (DLH);
- 30/07, das 9h às 21h - Atividades de saúde e beleza para os profissionais do HUJM, em diversos locais;
- §31/07, das 9h às 12h: Evento Festivo interno HUJM: 40 anos “Juntos, celebrando as conquistas e construindo o Futuro”: Mesa de abertura com o Colegiado Executivo; Mesa-redonda "HUJM - Passado, presente e futuro no ensino, pesquisa e no SUS"; Palestra: "HUJM: 40 anos de história" - professor Luiz César Nazario Scala; Apresentação do Conjunto de Metais da UFMT - Auditório do HUJM.
- 31/07, das 9h30 às 10h - Apresentação do Coral da UFMT para os pacientes do HUJM;
- 02/08, das 10h às 12h - Solenidade Comemorativa ao 40º aniversário do HUJM, 40 anos de história e renovação
Inaugurado em 31 de julho de 1984, o HUJM-UFMT nasceu da necessidade de aprimorar a formação de profissionais na área de saúde, ampliando os estágios que eram realizados apenas na Santa Casa e no Hospital Geral de Cuiabá. O prédio, que antes abrigava um hospital estadual, foi reconstruído e ampliado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, com o apoio da UFMT, tornando-se o único hospital federal do estado.
O início das atividades foi com 80 leitos distribuídos em quatro áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria. Além disso, em 1980, o Hospital foi pioneiro em Mato Grosso no tratamento de pacientes com HIV e, recentemente, teve um papel fundamental no enfrentamento da pandemia de covid-19. No ensino, o Hospital é local de estágio para estudantes de cursos de diversas áreas, incluindo Medicina, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social. Também viabiliza pesquisas e contribui para o desenvolvimento de inovações na área da saúde.
Em 2013, o HUJM-UFMT iniciou uma nova etapa: passou a ser administrado pela Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em 2024, chegando aos 40 anos, o HUJM-UFMT está se preparando para uma nova fase, com a inauguração de sua sede de 58 mil m2, às margens da MT-040.
Sobre a Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede Ebserh desde2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: hujm-ufmt, 40 anos, assistência; ensino; pesquisa; inovação
Foto: HUJM-UFTM celebra 40 anos de compromisso com a saúde e o ensino
Arte: Unidade de Comunicação Regional 28