Notícias
Abril pela Segurança do Paciente
HUJM realiza capacitações sobre comunicação efetiva
Cuiabá (MT) - Em alusão ao abril pela Segurança do Paciente, o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) realizou na última sexta feira dia 19 de abril, duas capacitações para a equipe multiprofissional de gestores sobre o tema da Comunicação Efetiva. As capacitações, ocorreram no dia 16 de abril, das 15h às 18h, e no dia 19 de abril, das 9h às 12h, o objetivo foi aprimorar a comunicação entre as equipes multiprofissionais e promover a segurança do paciente.
As capacitações foram ministradas pelo Setor de Gestão da Qualidade (STGQ) com suporte do Centro de Ensino Baseado em Simulação (CEBS), do HUJM. No CEBS, os participantes vivenciaram situações reais de forma simulada, o que permitiu que aprendessem na prática como lidar com os desafios da comunicação em um ambiente hospitalar, conta a chefe do Setor da Qualidade Josiane De Souza Rosa.
Os gestores, membros do Núcleo de Segurança e residentes participaram de um cenário simulado onde deveriam comunicar um incidente à família de um paciente. Após a simulação, foram apresentadas e discutidas as ferramentas presentes no protocolo de comunicação efetiva, com foco na importância da comunicação clara, concisa e empática para a segurança do paciente e a satisfação da família.
As capacitações sobre comunicação efetiva fazem parte de um conjunto de ações que o HUJM está realizando para promover a segurança do paciente. O STGQ também está investindo em treinamento, educação e protocolos para garantir a segurança dos seus pacientes.
Sobre o Hujm e a Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.