Notícias
ROMPER BOLHAS
HUJM celebra Semana da Enfermagem com atividades especiais
Cuiabá (MT) – No último domingo (12), celebrou-se mundialmente o Dia da Enfermagem. Essa categoria profissional, que se organiza em Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem, está presente em várias dimensões da saúde: na assistência, na saúde pública, no ensino e na promoção da saúde. Por isso mesmo, a essencialidade da enfermagem vai muito além do cuidado ao paciente e bem-estar do ser humano, sendo ela considerada nuclear na estrutura da saúde no Brasil e no mundo.
Para ampliar as discussões sobre conquistas e desafios, contradições e dilemas, entre 12 e 20 de maio acontecerá a Semana da Enfermagem com ações por todo país. Neste ano, o tema central definido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) é “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir da enfermagem”.
Mais de 30 mil profissionais de enfermagem compõem a categoria na Rede Ebserh. E em cada um dos hospitais universitários federais, a arte do cuidar é sinônimo de compromisso com a vida, promoção e manutenção da saúde. Esses trabalhadores estão presentes em todas as etapas do cuidado, desde a prevenção de doenças até o tratamento e reabilitação.
No Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), a Semana de Enfermagem contou com atividades especiais como um delicioso café da manhã de abertura e homenagens.
A tarde, no auditório, foram realizadas ações direcionadas ao fortalecimento da enfermagem e a roda de conversa: fortalecendo a enfermagem do HUJM com a Enf. Daniela Trevisan Pereira Leite da HOTELARIA.
Na PESQUISA a Enf. Lívia Alvez da Silva, na SIMULAÇÃO: Técnicas em Enfermagem Cristiane de Souza Bueno e Marilucia Marques dos Santos Camargo, na SAÚDE DIGITAL: Enf. Willians Blank.
A tarde ainda contou com mais um coffe break, apresentação cultural com a Enfermeira Kárida (Ambulatório) e apresentação cultural O PIPINHO - Humor na saúde e logo após o Coral IBN Cristo Rei encerrou as atividades.
Terça feira (14/05) na sala de vidro a tarde, aconteceram atividades de bem-estar e estética com profissionais do CETEM e a noite se deu o encerramento com mais um delicioso coffe break e apresentação cultural com o Coral IBN Cristo Rei.
A instituição conta com cerca de 400 profissionais de enfermagem atuando, diariamente, nos âmbitos da assistência, da formação, da pesquisa e da gestão.
“A Enfermagem tem cada vez mais atuado nas diversas áreas da saúde, seja formação, pesquisa, assistência e gestão. No nosso HU não tem sido diferente, e estamos trabalhando cada vez mais para a melhoria da qualidade da assistência aos usuários do SUS. Contamos com excelentes profissionais, capacitados e comprometidos com o cuidado”, destacou a Chefe da Divisão de Enfermagem do HUJM-UFMT Eglivani Felisberta Miranda
Tema
Neste ano, o tema nacional da Semana da Enfermagem é “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir da enfermagem”. Segundo a Aben, as discussões em torno da construção do tema remetem às necessidades de conhecimento e reconhecimento da história da categoria, com suas conquistas e desafios, contradições e dilemas que envolvem a formação na atualidade e no mundo do trabalho, além dos desafios em torno do fortalecimento da enfermagem.
História
Em 12 de maio também é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro, data alusiva ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída há 85 anos, por meio do Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. Encerrando o marco do mês, o dia 20 de maio é considerado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, instituído por meio da resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 294, de 15 de outubro de 2004. Essa data também é simbólica porque lembra o falecimento de Ana Néri em 1880, enfermeira que, voluntariamente, cuidou de soldados durante a Guerra do Paraguai.
Sobre o Hujm e a Ebserh
O Hospital Universitário Júlio Muller faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Luna Normand e Deizileny Melo