Notícias
RECONHECIMENTO
Bolsista do HUJM conquista 2º lugar nacional no prémio PIT/EBSERH
Cuiabá (MT)- A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou, nesta quarta-feira (09), o encerramento do 2º ciclo do Programa de Iniciação Científica - PIC da Ebserh/CNPq e do 1º ciclo do Programa de Iniciação Tecnológica - PIT da Ebserh/CNPq, com a premiação dos trabalhos que se destacaram em cada programa. Entre eles, o da bolsista do PIT do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT) que conquistou o 2º lugar nacional.
Em um evento no formato on-line, Rafaela Merotto Marcolin, conquistou esse reconhecimento com o trabalho “Desenvolvimento de um algoritmo para avaliação da técnica de higiene das mãos: Estudo aplicado”. Para ela, ter participado como bolsista desse projeto foi um presente. “Eu acredito que ele tenha um potencial enorme para maior adesão dos profissionais à técnica correta de higiene das mãos. Sou recém-graduada em Enfermagem (2024) e quero poder dar continuidade aos estudos junto ao nosso Laboratório de Gestão em Saúde e Inovação”, disse.
A professora e orientadora do estudo, Marília Duarte Valim, explica que a proposta da pulseira tecnológica para adesão à higiene das mãos tem o objetivo de prevenir e reduzir as taxas de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), sendo este o evento adverso mais oneroso e o maior causador de morbimortalidade nos hospitais.
“O produto integra os componentes da estratégia multimodal da Organização Mundial de Saúde- OMS para adesão à higiene das mãos e está sendo desenvolvido por meio de esforços multiprofissionais e interinstitucionais. Investir em estratégias inovadores preditivas, com foco na prevenção e manejo das IRAS é algo que deve ser incentivado e apoiado pelos programas e políticas de saúde pública”, afirmou a orientadora.
Marília acrescentou que foi uma grande felicidade a indicação do projeto ao prêmio PIT/EBSERH e a conquista do 2º lugar, juntamente com trabalhos de tamanha qualidade e inovação. “Ficamos mais felizes ainda de serem três mulheres no pódio, o que representa nossa força na ocupação dos espaços da ciência e da tecnologia. Sabemos que a inovação em saúde só tem sentido quando agrega valor e melhoria na vida das pessoas e nos processos institucionais”, ressaltou.
O PIC e o PIT foram viabilizados com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dentre os objetivos do PIT e do PIC, estão a promoção do contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos científicos/tecnológicos aplicados à área da saúde, além do estímulo ao desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno, que será orientado por um pesquisador(a) experiente e atuante em sua área do conhecimento.
Para acessar o resumo expandido do projeto, clique AQUI.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Comunicação Regional 28