Notícias
APERFEIÇOAMENTO
HUB recebe infectologista do Hospital do Rim
Profissionais do HUB assistem a aula ministrada pelo infectologista Daniel Wagner
O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) recebeu, no dia 2 de outubro, o médico infectologista Daniel Wagner Santos, que trabalha no Hospital do Rim de São Paulo e é membro do Grupo de Infecção em Transplantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Profissionais do HUB assistiram a duas aulas ministradas pelo especialista sobre infecções fúngicas invasivas em transplantados renais e em pacientes críticos de UTI. Nos dois casos, os pacientes ficam com as defesas comprometidas e suscetíveis a esse tipo de infecção.
Em situações mais graves de infecções fúngicas, os fungos podem invadir o organismo do paciente e atingir o pulmão, o cérebro, o sangue e se espalhar por todo o corpo, causando infecção disseminada. “Essas infecções têm elevada morbidade e mortalidade. O importante é fazer o raciocínio clínico para que o diagnóstico seja feito de forma precoce e o paciente seja tratado para que ele não evolua a óbito”, explica Daniel Wagner.
No caso de transplantados renais, o diagnóstico também pode contribuir para o sucesso do procedimento. “Garante qualidade de vida para que o paciente possa desfrutar do benefício do transplante, que é viver fora da diálise e sem infecções graves”, completa Daniel.
As informações e discussões das aulas contribuirão para o trabalho da equipe, já que o HUB recebe pacientes com suspeita de infecções fúngicas e a investigação faz parte da rotina do hospital. “Temos pacientes críticos que são mais sujeitos a esse tipo de infecção. É importante nos aprimorarmos para conseguirmos fazer o diagnóstico cada vez mais precoce e iniciarmos o tratamento adequado o mais rapidamente possível”, afirma a infectologista do HUB, Valéria Paes.