Notícias
RECONHECIMENTO
Faculdade de Medicina é a melhor do Centro-Oeste
FM é a 8ª colocada no ranking naiconal
A Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (FM/UnB) destaca-se como a melhor instituição de ensino da região Centro-Oeste. No país, ocupa a 8º posição. Os dados são do Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo, que avaliou 188 instituições de medicina do país. O resultado foi divulgado em setembro.
Esse é o terceiro ano consecutivo em que a FM figura no ranking entre as dez melhores do Brasil. Dos seis indicadores avaliados pelo RUF, a UnB fica em 1º lugar no quesito dedicação integral dos docentes, e em 4º, na avaliação do mercado. Com a média dos demais critérios, chega-se à classificação geral da 8ª colocação.
Os outros indicadores abrangem qualidade de ensino, proporção de docentes com doutorado e mestrado, avaliação de professores escolhidos pelo Ministério da Educação e nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A Universidade de Brasília (UnB) também foi a instituição de ensino mais bem avaliada do Centro-Oeste e ocupou a nona colocação no ranking nacional. O curso de fisioterapia da UnB é o 1º da região e o 3º do país na classificação geral.
A Faculdade de Medicina também está entre as nove escolas de medicina do país a receber o selo de qualidade do Guia do Estudante. Classificada com cinco estrelas em 2013 e 2015, a instituição repete a pontuação máxima na avaliação que servirá de referência para os futuros alunos de graduação em 2016. No Centro-Oeste, a FM é a única instituição de medicina com essa classificação. O Guia Profissões Vestibular 2016 será lançado em outubro deste ano.
Para o diretor da Faculdade de Medicina, Paulo César de Jesus, o reconhecimento é resultado da experiência de 49 anos da instituição na formação profissional, e representa ainda a qualidade dos serviços do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), principal campo de atuação da instituição em graduação e residência médica. “É um trabalho coletivo, que envolve toda a comunidade de professores, alunos, técnico-administrativos e colaboradores do HUB. São prêmios que também se estendem ao hospital”, afirma.
Sobre a Faculdade de Medicina
Criada em 1966, a Faculdade de Medicina da UnB conta atualmente com 500 estudantes de graduação e 200 de pós-graduação. Dos cem professores que fazem parte do corpo docente, mais de 70% têm doutorado e realizam dedicação exclusiva.
A estrutura física engloba salas de aula, vinte laboratórios de ensino e pesquisa, biblioteca com acervo diversificado e atualizado, laboratório de informática, espaços para simulação clínica e museu de anatomia, que apresenta significativo acervo de cadáveres e de peças anatômicas. A seleção para entrar na FM é acirrada. Com a realização de dois vestibulares por ano, são aproximadamente 160 candidatos por vaga, vindos de várias partes do país.
A Faculdade passa por momento de transformação, após a divulgação das novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de medicina. As mudanças começam a ser implementadas a partir do próximo ano. Entre elas, está o aumento da carga horária dos alunos em atividades realizadas na Atenção Básica, a ampliação de 1,5 para dois anos o tempo do internato e a criação de novos eixos de ensino, como conhecimento de si e do outro, saúde coletiva em medicina de família e urgência e emergência, com laboratório de simulação.