Notícias
OUTUBRO ROSA
Programação do Outubro Rosa no HUB promove acolhimento e esperança às pacientes com câncer de mama
Brasília (DF) – A programação do Outubro Rosa no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi repleto de emoção, afeto e acolhimento às pacientes com câncer de mama da Unidade de Oncologia (Unacon). A ações aconteceram nos dias 07, 10 e 21 de outubro, com homenagens, apresentações musicais, brechó, ensaio fotográfico, orientações sobre saúde e o Dia da Beleza. Nesta sexta-feira (25), serão realizadas atividades pedagógicas na Unacon.
O Outubro Rosa é uma campanha comemorada anualmente e busca sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância do tratamento adequado do câncer de mama. Nesse sentido, solidariedade e força andaram de mãos dadas no HUB nesta última segunda-feira em que o rosa da campanha tomou conta dos corredores da Unacon.
“Nada como esse mês para homenageá-las. Então, foi na conversa com os multiprofissionais, com médicos, com fisioterapeutas, que surgiu a ideia de fazer. Esse é um momento construído em conjunto”, comentou Jackeline Da Silva Vargas Fluhr, enfermeira e chefe da Unidade de Oncologia do HUB.
Dia da beleza
Durante a programação as pacientes puderam experimentar uma atmosfera de cuidado e carinho através dos serviços que foram ofertados: manicure, massagem, oficinas de trança, maquiagem, aplicação de peruca, fotografias individuais, entre várias outras atividades. Uma das pacientes foi a Raquel Ferreira, 50 anos, que concluiu o tratamento do câncer de mama e permanece fazendo acompanhamento médico no HUB.
“Nossa, eu vim feliz porque para mim é uma vitória, estou curada. Graças ao profissionalismo e cuidado que eu recebo no HUB eu estou aqui hoje. Porque antes, devido a depressão, eu só queria ficar dentro do meu quarto”, celebrou Raquel, enquanto a manicure Rafaela Carvalho tirava o esmalte das suas unhas, que logo em seguida receberam novas cores.
Otimismo também partilhado por Fátima Cristina da Silva, 40 anos, enquanto participava da oficina de aplicação de lenços. “Essa iniciativa aqui traz o diferencial do acolhimento, da gente estar perto de outras pessoas que já passaram e que estão passando pelo câncer de mama né. Tem pessoas que já estão bem, curadas e saber que tem cura traz um conforto”, frisou Fátima, que iniciou o tratamento contra o câncer na Uncacon um dia após a ação do Outubro Rosa.
As ações foram possíveis graças ao apoio de pessoas e organizações, como a “Rompendo Mais Fronteiras”, que doou uma mesa farta de comidas saborosas aos pacientes e seus acompanhantes durante a manhã de atividades. Além disso, o grupo também doou almofadas em formatos de coração que ajudam no tratamento das mulheres com câncer de mama.
“Essa é uma maneira de a gente dar apoio, uma palavra de conforto, porque é um momento tão difícil, não é? É importante dar um carinho especial a elas”, relatou Judi Ludmila, coordenadora da organização.
O evento foi possível devido à colaboração de diversos parceiros que contribuíram para a realização desta festa.
Homenagens
Outro momento marcante envolveu a homenagem destinada à paciente mais velha em tratamento na Unacon, Maria José de Rezende, 90 anos, que estava acompanhada de seu bisneto e de sua filha, Renata Liliana de Rezende. Durante a ocasião, Maria José recebeu uma cesta de café da manhã da equipe multiprofissional da Unidade.
“Eu não tenho palavras para agradecer à Unacon, porque nós caímos aqui de paraquedas. Eu agradeço primeiramente lugar a Deus por ter dado força para nós chegarmos até aqui, pois vai fazer três anos desde o diagnóstico”, relembrou Renata emocionada. “Tem momentos que o caminho é difícil, é de desespero, mas nunca perdendo a fé, e Deus escolheu e capacitou essa equipe médica para tratar dos pacientes que aqui estão”, completou.
Abrilhantando o dia, o coral da Assistência a Pessoas com Câncer (Abrapec), formado por mulheres curadas do câncer de mama, trouxe musicalidade e esperança à manhã de atividades, com apresentações que envolveram canções, como “Maria, Maria”, do cantor mineiro Milton Santos; e “O Sol”, da banda Jota Quest.
“É muito gratificante para nós estarmos aqui hoje e poder transmitir fé aos pacientes, familiares, profissionais. Assim como a gente venceu o câncer, também queremos que elas vençam”, disse Clenira Aquino Rocha, uma das integrantes do coral.
Programação
Além das atividades que aconteceram no dia 21 de outubro na Unacon, a Praça do HUB também foi palco de outras atividades da agenda Outubro Rosa nos dias 07 e 10 de outubro. No primeiro dia, o evento contou com atividades realizadas pela Liga Acadêmica de Saúde da Mulher, com orientações de saúde, oficinas e exame de mamas para o público feminino em geral. Já no dia 10, o grande foco foi nas pacientes oncológicas, com piquenique, atividades física, bingo, música ao vivo, entre outras atividades.
Dando continuidade à iniciativa, na próxima sexta-feira (25) acontecerá a palestra sobre Autocuidado e Diagnóstico Precoce, e atividades pedagógicas e dos residentes na Unidade de Oncologia do HUB.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh