Notícias
GESTÃO
HUB define visão de futuro do PDE 2024-2028
O Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) já iniciou os trabalhos para elaboração do seu Plano Diretor Estratégico (PDE) do quadriênio 2024-2028, documento que estabelece o planejamento das ações da instituição neste período. Como primeira atividade prevista, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (13), a oficina de definição da visão de futuro.
A visão leva em conta as características e atividades desenvolvidas pelo Hospital e direciona para os objetivos a serem alcançados nos próximos anos, ou seja, pensando aonde se deseja chegar. Em votação, a proposição escolhida foi: “Ser hospital de ensino que busca a excelência promovendo a humanização, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, com responsabilidade social e atuação em rede”.
Dinâmicas da oficina
O encontro iniciou com a apresentação da análise situacional do HUB-UnB e do Mapa Estratégico da Ebserh (2024-2028), que tem definidos como propósito “Saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS”; e como visão “Consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o SUS”. Foram formados quatro grupos para que cada um deles criasse uma frase e, ao final, dentre as opções, houve a votação para a escolha definitiva. Antes disso, durante as interações, foi feita a dinâmica de ‘nuvem de palavras’ respondendo ao questionamento “O que o HUB-UnB deve buscar/alcançar nos próximos cinco anos?”. As palavras mais citadas pelos participantes foram: excelência, ensino, humanização, tecnologia e inovação. Assim, ficou estabelecido que a visão deveria incluir obrigatoriamente esses termos.
Na ocasião, a superintendente do HUB-UnB, Elza Noronha, mencionou que este foi um momento importante para revisitar o último ciclo e construir novos olhares para o futuro. Ao estimular como deveria se constituir a nova visão, ela reforçou: “O grande desafio é olhar para as perspectivas e construir uma frase robusta, mas enxuta, que demonstre o que queremos nos próximos anos".
O diretor de Contratos Administrativos da UnB, Fernando José Barbato Couto, neste ato representando a reitora da UnB, Márcia Moura, agradeceu a oportunidade de contribuir neste processo colaborativo. “A impressão mais forte que presenciei foi o engajamento e a sintonia dos participantes no sentido de buscar qualidade e o melhor resultado para a visão estratégica a ser seguida pelo Hospital. Isso demonstra maturidade da administração das instituições Ebserh e UnB e, consequentemente, refletirá no produto que será entregue ao estudante, à ciência, ao trabalhador, ao usuário e à sociedade”, destacou Fernando.
Relatando a experiência de fazer parte do GT do PDE, a chefe do Setor de Contratualização e Regulação do HUB-UnB, Rebeca da Nóbrega, contou que o exercício de pensar sobre a instituição tem sido fundamental para que seja possível compreender tanto as complexidades envolvidas na gestão hospitalar, quanto a abordagem colaborativa e orientada para resultados. “Estou animada para ver as ideias discutidas nessa construção coletiva se transformando em ações concretas que irão impulsionar positivamente o futuro do nosso hospital”, disse.
Também integrante do GT, a assistente social Violeta Noleto complementou falando que esse processo foi enriquecedor porque os conduziu a “pensar a realidade a partir do que vivenciamos, os avanços e as dificuldades”, ressaltou. Violeta ainda comentou que a metodologia de grupos permitiu compartilhar as ideias entre gestores, estudantes e trabalhadores a fim de buscar um consenso, e que essa troca de experiências trouxe crescimento para todos.
A oficina reuniu o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do PDE, formado por 26 trabalhadores de diferentes serviços do Hospital, além da superintendente, do representante da reitoria, Fernando Couto, também contando com a presença de Vanilda Coelho, gerente Administrativa Interina; Ana Patrícia de Paula, gerente de Atenção à Saúde; Dayde Lane Mendonça da Silva, gerente de Ensino e Pesquisa; Laura Davison Mangilli Toni, representando o diretor da Faculdade de Ceilândia da UnB, João Paulo Chieregato; Laudimar Alves de Oliveira, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB; Solange Baraldi, vice-diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB; Gustavo Adolfo Sierra Romero, diretor da Faculdade de Medicina da UnB; Thiago Hayashida Teles de Carvalho, representante dos residentes médicos do HUB-UnB; George Luiz Neris Caetano, representante dos discentes da Faculdade de Medicina da UnB; e Luíza Fernandes Arruda, representante dos residentes multiprofissionais do HUB-UnB.
O novo PDE tem previsão de publicação para junho deste ano e, até lá, o documento 2021-2023 segue válido.
Sobre a Ebserh
O HUB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh