Notícias
GESTÃO
HUB realiza oficinas de definição de macroproblemas para elaboração do novo PDE
O Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) finalizou a primeira etapa da elaboração do seu Plano Diretor Estratégico (PDE) dos próximos cinco anos (2024-2028), documento onde constam as ações planejadas para este período na instituição. Nas tardes dos dias 20 e 27 de março, foram realizadas as reuniões para identificação dos macroproblemas, etapa prevista no Guia de Gestão Estratégica dos Hospitais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Participaram deste momento os integrantes do Grupo de Trabalho responsável pelo PDE e convidados de diferentes áreas do hospital, reunidos no Prédio da Administração.
Essa oficina consistiu na verificação, a partir do cenário atual, dos desafios a serem enfrentados. No primeiro dia, as 37 pessoas presentes foram divididas em três grupos responsáveis por identificar macroproblemas de cada uma das três áreas previstas para debate nesta data, que foram: assistência; pesquisa; e responsabilidade ambiental, social e governança. Para o segundo dia, 40 participantes formaram quatro grupos para outros quatro temas: ensino; desenvolvimento institucional; sustentabilidade financeira; e desenvolvimento do trabalhador.
Em cada dia, diante das contribuições, houve votação para definição dos, então, sete principais macroproblemas. Após essa etapa, uma nova rodada de argumentação foi feita para que os grupos estabelecessem as causas raízes dos problemas, por meio do método dos 5 porquês (técnica que consiste em perguntar, pelo menos cinco vezes, o porquê a situação aconteceu a fim de investigar mais detalhadamente as causas), e suas possíveis soluções.
Para as reflexões sobre os macroproblemas, foram apresentados o relatório do PDE em vigência (2021-2023) e as respostas das principais pesquisas de opinião da comunidade hospitalar: a Pesquisa de Satisfação dos Usuários, com 861 participações; de Satisfação dos Residentes, com 121 respostas; e a Pesquisa de Percepção dos Empregados/Servidores, Estudantes de Graduação, Docentes, Voluntários e Terceirizados do HUB-UnB, com 442 respostas.
O chefe da Unidade de Planejamento, Gestão de Riscos e Controles Internos, Kleber Kurosawa, salientou que o debate foi rico porque representou uma construção coletiva, fundamentada também na diversidade de pessoas e vínculos presentes no Hospital, que inclui estudantes de graduação, residentes, gestores da Universidade, professores e trabalhadores do HUB. “Divididos em grupos, pudemos analisar diferentes pontos de vista, priorizar o macroproblema mais relevante de cada eixo do mapa estratégico e propor soluções para eles”.
A enfermeira Dayane Abreu, também participante dessa oficina, complementou dizendo que o momento permitiu uma compreensão ampla dos problemas sistêmicos existentes. "A oficina promoveu um senso de coletividade e colaboração entre os membros da equipe, incentivando a troca aberta de ideias e a construção de soluções conjuntas. Isso fortalece o espírito de equipe e aumenta a probabilidade de identificarmos soluções eficazes e abrangentes para os desafios enfrentados pelo hospital, e que represente todas as áreas envolvidas”, ressaltou.
Construção do PDE
A oficina de macroproblemas encerrou a primeira fase de “Direcionamento Estratégico” do PDE, que contou também com a análise situacional e a declaração de visão do Hospital, definida no dia 13 de março: “Ser hospital de ensino que busca a excelência promovendo a humanização, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, com responsabilidade social e atuação em rede”. Dentro da metodologia desta fase, também foram apresentadas para o GT, já durante a oficina de visão e retomada na de macroproblemas, as respostas de entrevistas sobre a percepção dos serviços prestados pelo HUB com a reitora da UnB, Márcia Moura, e com a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, ressaltando o vínculo entre o Hospital, a Universidade e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) local.
A superintendente do HUB-UnB/Ebserh, Elza Noronha, reforçou que o caminho para construção deste documento tem sido sólido, respeitando cada etapa, proporcionando o envolvimento de colaboradores e uma escuta qualificada das demandas do Hospital. “Tenho certeza que teremos um PDE robusto", afirmou. O próximo passo consiste, então, em uma série de reuniões para definição dos indicadores de monitoramento para resolução dos macroproblemas e o estabelecimento das metas para cada indicador. O novo PDE do HUB-UnB tem previsão de publicação até 30 de abril.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh