Notícias
CONSCIENTIZAÇÃO
HUB promove a I Jornada de Nefrologia em comemoração ao Dia Mundial do Rim
Brasília-DF - O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a I Jornada de Nefrologia em celebração ao Dia Mundial do Rim, comemorado em 14 de março. O evento teve como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais e promover a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Além disso, proporcionou a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais, docentes, acadêmicos e pacientes, visando aprimorar o cuidado prestado via Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades da Jornada tiveram início na terça-feira (12), com a recepção dos participantes e a solenidade de abertura com a participação de gestores do Hospital. A superintendente do HUB-UnB, Elza Noronha, falou sobre a importância da construção de uma Linha de Cuidado com relevância para o Hospital, ressaltando o avanço em diversas questões que melhoram o cuidado ao paciente e a formação de profissionais. “O serviço de diálise já está muito consolidado, não apenas pela sua qualidade, mas pela quantidade de serviços que oferta para a rede e que contribui para o crescimento do Hospital. Temos avançado muito em diversas questões que melhoram o cuidado ao paciente e, também, a formação de profissionais”, disse a superintendente.
O trabalho da Unidade do Sistema Urinário e o comprometimento da equipe para melhorar o cuidado assistencial foi destaque na fala da gerente de Atenção à Saúde, Ana Patrícia de Paula. E acrescentou, “Fiquei realmente impressionada com o crescimento da Nefrologia, tanto com as ações adotados, quanto com as novas técnicas, assim como com o cuidado junto à qualidade e segurança do paciente”. Já a gerente de Ensino e Pesquisa, Dayde Lane Mendonça, ressaltou a importância do evento como projeto de extensão e destacou a presença de estudantes, residentes do HUB e da Secretaria de Saúde. “Uma jornada dessa não é só para dentro, é para fora. Mostra a importância desse serviço como formação de profissionais para o SUS. Será um evento rico em aprendizado. Espero que possam dialogar e que seja um ótimo momento de trocas”, evidenciou Dayde.
Durante a solenidade, a chefe da Divisão Médica do HUB-UnB, Flávia Lara Barcelos, disse que é importante trazer a Universidade dentro do Hospital e salientou: “A campanha do Dia Mundial do Rim deste ano é bem alinhada com nossa linha de cuidado, pois visa a prevenção e acesso igual para todos. Todos têm o direito do diagnóstico e tratamentos precoces. Se o paciente precisar de tratamento, que possamos ter esse suporte na rede de saúde pública”. Por sua vez, a chefe da Unidade do Sistema Urinário, Camila Ximenes, pontuou: “Queremos que vocês tenham a dedicação em oferecer o melhor aos pacientes e defender o SUS”, ressaltando os princípios da universalização, equidade e integralidade.
O nefrologista do HUB-UnB, Flavio Moura, destacou o trabalho em equipe e a consolidação da Nefrologia no Hospital, enfatizando “Nosso maior desafio é como evitar o crescimento da doença renal crônica, com estratégias de prevenção e aqui começa nosso desafio nessa jornada. Nós, como equipe multiprofissional, caminharemos sempre juntos. Não entramos na zona de conforto jamais. Aprendam e distribuam conhecimento!”.
Após o ato de abertura, foram realizadas palestras sobre o panorama da Nefrologia no Distrito Federal, diálise peritoneal (visão geral e cuidados da Enfermagem), acesso vascular na doença renal, direitos do paciente com doença renal crônica (DRC), cetoanálogos na DRC, futuro do transplante renal e inteligência artificial.
Já no segundo dia, foram discutidos temas como: nefropaliação, saúde mental no paciente renal, nutrição e DRC, infecção no renal crônico e nefropediatria. Além disso, houve espaço para abordar medidas de nefroproteção, uma visão geral da insuficiência renal aguda (IRA) e a apresentação da linha de cuidado do paciente com doença renal do HUB, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos participantes.
Ações voltadas aos pacientes e profissionais do HUB-UnB
Durante a Jornada, na quinta-feira (14), foram realizadas ações voltadas para a conscientização e o cuidado com a saúde renal dos profissionais e pacientes atendidos no HUB-UnB. O contínuo da empresa terceirizada Gestor Serviços, João Paulo Silva, participou da ação e reforçou o alerta: “Eu já costumo me cuidar e fazer check-up com frequência, mas sei que muitas pessoas não têm esse cuidado no dia a dia. Então, essa iniciativa do HUB é muito importante. Agora é seguir a vida e continuar cuidando”.
Além de medição de glicemia e verificação da pressão arterial, nutricionistas ofereceram orientações, enquanto médicos e enfermeiros forneceram informações sobre a saúde renal e distribuíram materiais informativos, totalizando 160 atendimentos. Também foram veiculados vídeos sobre a importância da atenção aos sintomas e fatores de risco para o desenvolvimento de doenças renais, ilustrando e ampliando o alcance das orientações.
A supervisora da Hemodiálise, Monaliza Batista, destacou a relevância das orientações sobre alimentação e a importância de tratar questões simples antes que se tornem mais graves. “É importante lembrar que a hipertensão e a diabetes são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças renais crônicas. Nossa ideia é tratar essa base, pois muitas questões são simples de serem resolvidas, antes que algo mais grave aconteça”, explica Monalisa. Ela também ressaltou a participação de estudantes e residentes na ação, para unir esforços em prol da educação sobre saúde renal.
É importante salientar que os rins desempenham um papel fundamental no organismo, ao serem responsáveis por filtrar resíduos e regular o equilíbrio de água no corpo. No entanto, muitas pessoas só descobrem problemas renais em estágios avançados, devido à falta de prevenção. A Doença Renal Crônica (DRC) é uma das condições mais graves, caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função dos rins. Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da insuficiência renal crônica, como: diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo. Os sintomas incluem alterações na urina, dores nas costas, inchaço no corpo, fraqueza e cansaço. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais do corpo e buscar acompanhamento médico regularmente.
Sobre a Ebserh
O HUB-UNB faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh