Notícias
ASSISTÊNCIA
HUB bate recorde em cirurgias vasculares e oferece novo serviço para tratar doenças uterinas
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), alcançou um novo recorde em 2024 com a marca de 1000 procedimentos de cirurgia vascular realizados até o mês de outubro. A expectativa é que em dezembro esse número cresça para cerca de 1300 cirurgias. Além disso, o HUB também tem promovido inovação e cuidado através do serviço de embolização uterina para doença benigna, inédito no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal (DF).
“Essa marca de mil procedimentos supera mais que o dobro do registro detectado no mesmo período do ano passado”, explica Edson Gonçalves, cirurgião vascular do HUB. “Em 2023, até agosto tínhamos realizado 500 procedimentos de cirurgia vascular. Antes disso, a média dos anos históricos do HUB era cerca de 100 a 200 procedimentos por ano”, comemora informando que desde agosto de 2022, o HUB tem mantido uma taxa zero de regulação externa para pacientes vasculares.
Os resultados positivos também têm pavimentado caminhos para a possibilidade de novidades futuras, como a abertura do Programa de Angiorradiologia e Endovascular, que tem sido tema de conversas entre profissionais do hospital. “Esse é um programa que ainda não é oferecido no Distrito Federal, é um Programa de Residência e inclui um ano a mais em cirurgia vascular. Hoje, esse é o serviço que realiza mais procedimentos endovasculares de maior complexidade do estado”, informa Edson, que aponta o nível de preparação que o hospital tem alcançado.
“Esse volume não só em números, mas em complexidade de casos, dá ao HUB a categoria adequada de que está preparado e tem estrutura para abordagem de patologias complexas, como já fazia em outras áreas, agora também na cirurgia vascular”.
Tratamento inédito
O hospital também tem alcançado patamares inovadores no cenário da saúde pública no DF com a embolização uterina para doença benigna, procedimento minimamente invasivo para o tratamento de doenças como a miomatose uterina, bem como outras condições ginecológicas. O HUB é o único hospital do SUS no estado a oferecer esse serviço, que surge como uma alternativa ao tratamento tradicional cirúrgico, que pode ser mais arriscado e complexo, como explica Edson Gonçalves.
“Apesar da cirurgia ser, na maioria dos casos, a primeira opção, em outros ela não é por algumas contraindicações, como risco de histerectomia, que é a retirada do útero”, diz. “Então, é muito importante oferecer esse tratamento no SUS, porque dá uma opção terapêutica para mulheres, e muitas dessas pacientes são jovens, nunca tiveram filhos e através do método tradicional podem correr o risco de perder o útero”, finaliza.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh