Notícias
SETEMBRO VERDE
HUB anuncia programação da Campanha de Conscientização sobre Doação de Órgãos
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará mais uma edição da Campanha de Conscientização sobre Doação de Órgãos, em alusão ao Setembro Verde. As atividades acontecem de 15 a 20 de setembro e visam incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras e disseminar informações sobre os benefícios trazidos a vida de pessoas transplantadas.
A campanha desse ano será focada nos pacientes transplantados do HUB para que relatem como suas vidas foram transformadas. “Com isso esperamos que mais pessoas manifestem o desejo de doar e que contem isso para as suas famílias, porque a doação de órgãos de uma pessoa falecida só ocorre com a autorização de seus familiares”, explica o chefe da Unidade de Transplante do HUB, Gustavo Arimatea, mencionando a importância de os cidadãos comunicarem em vida o desejo de serem doadores.
A doação de órgãos de uma pessoa falecida só ocorre com a autorização da família, que é quem dá a palavra final. Por isso é importante que elas saibam do seu desejo de doar.
Em 2023, o Brasil quebrou recordes de doações de órgãos, comparado aos números dos últimos 10 anos. De janeiro a setembro, por exemplo, foram realizados 6.766 transplantes, já no mesmo período do ano anterior foram 6.055 procedimentos desse tipo. No entanto, a fila de pessoas que aguardam doação ainda é alarmante no país: mais de 43 mil, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS).
A autorização da família é de fundamental importância nesse sentido e muitas vezes se torna uma questão problemática, já que muitas vezes se negam a permitir que os órgãos de um familiar falecido seja doado. Nesse quesito, a informação é uma aliada, no intuito de quebrar tabus e expressar como esse procedimento pode salvar vidas. E é buscando atuar nesse sentido que o HUB organizou uma programação especial para a campanha do Setembro Verde.
Programação
15/09 (manhã, a partir de 8h30) - Dia D pela Sensibilização e Incentivo à Doação de Órgãos
Local: Eixão do Lazer, Asa Norte. Altura da 206/207 norte.
O que terá: Tenda do HUB com informações, orientações sobre doação de órgãos, apresentações musicais e atividades físicas guiadas.
16 e 17/09 - Estande de Informações, Orientações e Incentivo à Doação de Órgãos no HUB
Local: Hall entre as unidades 1 e 2 do HUB
O que terá: Materiais informativos sobre a doação de órgãos disponíveis; Pacientes transplantados compartilhando suas experiências; Profissionais presentes para promover educação popular em saúde sobre transplante e doação de órgãos.
18/09 - Ronda de Sensibilização à Doação de Órgãos
Locais: áreas assistenciais e administrativas
19/09 - Apresentação Artística com a Liga do Riso (UnB)
Tema: Mitos e verdades sobre doação e transplante de órgãos
Local: Recepção do Ambulatório UCA
O que terá: atividades interativas e painel instagramável
20/09 (manhã e tarde)- “4º Seminário de Doação de Órgãos, Tecidos e Células do Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Local: Auditório 1 | 8h às 18h
Público: voltado a profissionais, estudantes, pacientes e demais interessados no tema.
Nesse link você confere a programação completa com detalhes.
Nesse link você se inscreve para o Seminário.
Apoio
Para a realização do evento, a Unidade de Transplantes contou com apoio do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Públicas De Serviços Hospitalares do Distrito Federal (Sindserh-DF) que contribuiu com itens para serem usados nos eventos. A Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) também participará da ação no Eixão com a distribuição de água para os participantes.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh