Notícias
DIAGNÓSTICO
HUB amplia oferta de exames para detecção de dengue
O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ampliou sua capacidade de diagnóstico com realização de exames no Laboratório de Diagnóstico Molecular para detecção de dengue. Com capacidade de realizar até 100 testes/dia via Sistema Único de Saúde (SUS), o resultado dos exames é obtido em um tempo reduzido, auxiliando no diagnóstico e tratamento da dengue.
A implementação dessa ferramenta de diagnóstico demostra o apoio que os projetos de pesquisa desenvolvidos no HUB-UnB/Ebserh podem dar à assistência. “Os exames já eram realizados há cerca de um ano, porém no âmbito da pesquisa. Agora, há um mês, foi implementado o fluxo para a assistência, com solicitação via Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU)”, explicou o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DADT), Rodrigo Haddad. Além disso, a iniciativa chega em um momento importante, considerando a declaração de emergência de saúde pública no Distrito Federal devido ao aumento de casos de dengue, além do aumento sem precedentes de casos de dengue em todo o Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde.
Os exames realizados no Laboratório de Diagnóstico Molecular do HUB-UnB/Ebserh apresentam maior sensibilidade e agilidade em comparação aos testes rápidos, evitando, assim, resultados falso-negativos. Essa melhoria, como ressaltou Rodrigo, “permite a liberação do resultado em um tempo muito menor, possibilitando uma conduta clínica mais rápida e assertiva”. É importante ressaltar que os exames são realizados para os pacientes internados que chegam ao Hospital sem diagnóstico e/ou com suspeita de dengue, bem como para os profissionais do HUB que estejam com suspeita da doença.
A disponibilidade desse serviço representa um alívio para o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). Segundo o chefe da DADT, “Antes, as amostras eram enviadas ao Lacen-DF, e, portanto, a execução no próprio hospital desafoga aquele laboratório central, altamente demandado nesse período”.
Além da detecção dos quatro tipos de dengue (tipo 1 a tipo 4), a metodologia implementada no Laboratório de Diagnóstico Molecular possui a capacidade de detectar o vírus da Zika e Chikungunya, ampliando o escopo de diagnóstico. No local, também são realizados outros exames, como Influenza A e B, Vírus respiratório sincicial, Sars-Cov-2 e teste molecular de tuberculose com resistência à Rifampicina, um tipo de antibiótico.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB/Ebserh faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh