Instruções aos Pesquisadores
Informações Gerais
As pesquisas científicas à serem realizadas no HU-UFGD devem ser previamente aprovadas na instituição por meio da Comissão de Avaliação em Pesquisa (CAPE)
Protocolos de pesquisa científica que envolve seres humanos e que serão realizados no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados- HU-UFGD, filial Ebserh, devem ser submetidos via Plataforma Brasil para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa- CEP/HU-UFGD/Ebserh.
A finalidade do CEP/HU-UFGD/Ebserh é registrar, revisar eticamente, monitorar e acompanhar as pesquisas envolvendo seres humanos, atentando-se para o cumprimento dos princípios éticos em relação aos participantes de pesquisa, e contempla, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, referenciais da bioética, tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros, visando assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado.
Cadastro de Pesquisadores na Plataforma Brasil
O pesquisador que deseja submeter um projeto de pesquisa ao CEP/HU-UFGD/Ebserh deve se cadastrar previamente na Plataforma Brasil acessando a opção “Cadastre-se”.
No campo “ADICIONAR INSTITUIÇÃO”, os pesquisadores com vínculo profissional com o hospital, devem necessariamente marcar a opção “Sim” e, em seguida, buscar a instituição “Hospital Universitário- HU-UFGD/Ebserh”.
Pesquisas realizadas por alunos de pós-graduação (residentes, por exemplo) devem igualmente informar o vínculo com a instituição “Hospital Universitário- HU-UFGD/Ebserh ".
Prazos para Submissão
O fluxo de submissão de projetos é contínuo, porém, para que o projeto seja analisado na data da reunião daquele mês, o mesmo deverá ser aceito com documentação completa na Plataforma Brasil até o 5º dia útil do mês. O prazo de validação documental é de 10 dias.
Caso a documentação esteja incompleta ou inadequada, o Comitê recusará o protocolo para que o pesquisador/aluno possa efetuar as modificações pertinentes. Basta que o pesquisador faça as adequações, conforme justificativa emitida pelo Comitê, e reenvie o protocolo em até 30 dias. Neste caso, o pesquisador deve se atentar aos prazos estipulados pelo calendário do Comitê para reencaminhar o protocolo. A data de reenvio do protocolo será considerada para a contabilização dos prazos de análise do Comitê.
A Plataforma enviará um e-mail para o pesquisador informando “pendência”. No entanto, esclarecemos que o projeto ainda não terá passado pela apreciação do CEP, assim, não se trata de pendência, e sim, documentação recusada. Os projetos que forem recusados por pendência documental deverão ser reapresentados ao CEP.
Após a validação da documentação o protocolo de pesquisa será encaminhado para apreciação de um relator.
Dúvidas no envio de protocolo de pesquisa na Plataforma Brasil?
Acesse a página da Plataforma Brasil, escolha o campo “Manuais da Plataforma Brasil”, procure e baixe o arquivo “Manual Pesquisador - Versão 3.8”.