Notícias
HOMENAGEM
Dr. Antônio Albuquerque Maranhão, um médico que deixou um legado de amor e dedicação
Dr. Antônio Maranhão, médico dedicado e humano, que marcou a história do HU-UFGD com seu amor pela medicina e pelo cuidado com seus pacientes. Seu legado será eterno em cada vida que tocou. Descanse em paz!
É com imensa tristeza que informamos o falecimento do médico Dr. Antônio Albuquerque Maranhão, ocorrido neste domingo (16), aos 77 anos. Especialista em ginecologia, o Dr. Maranhão, como era carinhosamente conhecido, dedicou sua vida ao cuidado das mulheres e famílias de Dourados-MS e região. Ele faleceu após enfrentar complicações de saúde, tendo ficado internado por mais de uma semana. Ele atuou no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh, de 2016 a 2022, nos atendimentos de ginecologia e obstetrícia.
A perda de Dr. Maranhão tem sido profundamente sentida por colegas, pacientes e amigos, que compartilham emocionados suas memórias e sentimentos. Entre as inúmeras mensagens de carinho, algumas falas destacam a imensa admiração por seu trabalho e humanidade:
"Meu Deus, eu não consigo acreditar, operamos juntos há 15 dias. Brincamos, demos muitas gargalhadas. Meu mestre de cirurgia ginecológica. Humildade e generosidade suas maiores qualidades. Que legado lindo o senhor deixou, meu eterno mestre. Que Deus conforte o coração dos familiares. Eu te amo, Dr. Maranhão. Eu tô arrasada com sua partida," lamentou uma colega de profissão.
Outros ex-pacientes também expressaram sua tristeza e gratidão. "Meu ginecologista, o melhor profissional que conheci... Vá em paz, você cumpriu sua missão aqui na Terra," escreveu uma de suas pacientes. Já uma outra disse: "Nossa, que triste, o que aconteceu com ele? Ele foi um pai pra mim, fez meus partos e sempre cuidou com muito carinho."
A comoção não se limitou apenas aos pacientes. Colegas e amigos também se manifestaram, destacando a generosidade e empatia do médico. "Meus mais profundos sentimentos, Dr. Maranhão, grande profissional, amigo, esposo, pai, um ser humano que tinha muita empatia. Foi também um psicólogo para suas pacientes. Grande perda, vai com Deus! Que Ele o receba de braços abertos e proteja sua família," escreveu uma amiga.
"Grande amigo e colega de profissão! Um grande legado na medicina de Dourados!" expressou um colega. "Dr. Maranhão, foram mais de 30 anos de amizade. Sempre atencioso, educado, um médico e um amigo. Vai fazer muita falta. Descansa em paz. Que Deus conforte toda a família enlutada," comentou outro amigo de longa data.
A dor também atingiu a família de Dr. Maranhão, com um familiar afirmando: "Meus sentimentos a minha tia e aos meus primos... Foi um tio exemplar, de um homem que chegou onde chegou com muita luta e sempre se destacou pela humildade."
O superintendente do HU-UFGD, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, também expressou sua tristeza pela partida do Dr. Maranhão, lembrando sua contribuição inestimável para a medicina e para a formação de novos profissionais: "Dr. Maranhão foi um grande exemplo de dedicação e compromisso com a saúde da nossa comunidade. Seu legado vai além das muitas vidas que ele ajudou a trazer ao mundo. Ele formou médicos e, acima de tudo, inspirou todos nós com sua humanidade e competência. Perder um profissional como ele é uma grande tristeza, e nossa solidariedade vai à sua família neste momento de dor."
Dr. Antônio Maranhão foi formado pela UNESP – Botucatu/SP, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e Pós-Graduação em Ultrassonografia em G.O. pela FEBRASGO – CBR. Sua longa trajetória de dedicação à saúde se estendeu por anos, também como preceptor de Cirurgia Vaginal no Hospital Universitário da UFGD, formando novas gerações de médicos.
O velório ocorrerá no Complexo Pax Primavera, localizado na Rua Hilda Beto Duarte 1135, Vila Planalto, antigo Colégio Objetivo, sala três, com início previsto às 13h30. O sepultamento será realizado na terça-feira (18), às 10h.
Dourados-MS perde um dos seus maiores pilares da saúde, mas o legado do Dr. Maranhão viverá nas histórias de cada paciente que teve o privilégio de ser cuidado por ele. Sua partida deixa um vazio, mas também um legado de carinho, competência e respeito, que permanecerá eternamente nas lembranças de todos que foram tocados por sua presença.
Descanse em paz, Dr. Antônio Maranhão!
Sobre a Ebserh
O HU-UFGD faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.