Notícias
COMEMORAÇÕES NATALINAS
O Hospital das Clínicas da Rede Ebserh promove ações para celebrar o Natal
Goiânia (GO) – Neste período de comemorações natalinas, enquanto familiares e amigos reúnem-se para confraternização e integração, há uma parte da população impossibilitada de desfrutar desses momentos junto aos seus entes tão estimados. São pessoas internadas nos hospitais e trabalhadores dessas instituições no cumprimento da função assistencial. Para possibilitar um maior conforto e bem-estar aos pacientes, hospitais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) têm programações alusivas ao Natal, com foco na humanização da saúde.
No HC-UFG, as ações foram realizadas de 04 a 20 de dezembro. Além da decoração temática e acolhedora, nos ambientes da unidade hospitalar, ocorreu uma programação interativa, com entrega de brinquedos nas enfermarias pediátricas, execução de músicas natalinas nas enfermarias da clínica médica e momentos de confraternização entre colaboradores.
Marcando o início das celebrações natalinas, no dia 04 de dezembro, aconteceu o tradicional Culto Ecumênico no HC, uma cerimônia de união e reflexão espiritual, no hall de entrada do prédio ambulatorial e contou com a participação de representantes dos segmentos religiosos católico e evangélico, que se uniram em oração e mensagem de esperança com o objetivo de proporcionar um momento de paz e serenidade para pacientes, familiares e colaboradores, reforçando a importância da fé e da espiritualidade no processo de cura e recuperação.
Nos dias 06 e 10 de dezembro, a tradicional Cantata de Natal encantou pacientes, familiares e colaboradores com as apresentações do Coral Vozes do Cerrado, do Sint-IFESgo, e do Coral da Igreja Presbiteriana. As apresentações musicais emocionaram a todos com canções natalinas que trouxeram um toque de esperança e alegria neste período festivo.
Além disso, o espírito natalino tomou conta do ambiente hospitalar com o tradicional tour do Papai Noel, que percorreu as enfermarias e UTIs, distribuindo presentes para as crianças internadas. Este gesto de carinho e atenção visou proporcionar momentos de descontração e alegria para as crianças que, mesmo em um momento delicado, puderam vivenciar a magia do Natal.
Essas atividades foram cuidadosamente organizadas pelo Comitê de Humanização do HC-UFG, que tem como missão promover ações que valorizam a saúde emocional e o bem-estar dos pacientes, familiares e profissionais de saúde. A ação foi um exemplo de como a solidariedade e o espírito comunitário podem transformar o ambiente hospitalar, proporcionando momentos de alívio e esperança para todos.
Para a presidente do Grupo de Humanização do HC-UFG, Dayanne Alves Pinheiro, “é importante essa programação natalina, também focada nos pacientes, como uma excelente forma de proporcionar um ambiente acolhedor, humanizado e que gere sensação de bem-estar emocional”, ressaltou.
Na pediatria do HC-UFG, organizado pela equipe da Unidade da Criança e do Adolescente, aconteceu o café da manhã, no 11º andar do edifício de internação, com apresentação musical, conduzida pela talentosa violonista e professora Elisângela Lacerda, do Instituto de Ciências Biológica da UFG, e do Projeto de Doenças Raras do ambulatório de Pediatria: Cuidar/Day Hunter, que trouxe um toque de encantamento ao momento, criando um ambiente acolhedor e harmonioso.
Enquanto acontecia a apresentação, os colaboradores desfrutaram de um momento de descontração e celebração. Para tornar a manhã ainda mais especial, os colaboradores de apoio (camareiras, limpeza, entre outros) receberam um panetone decorado, acompanhado de uma mensagem personalizada que expressava o agradecimento e reconhecimento pela dedicação ao longo do ano. E para coroar a festividade, o evento contou com a presença do Papai Noel, que percorreu as enfermarias distribuindo presentes para as crianças internadas. O evento foi marcado também por uma oração de agradecimento, momento em que todos se reuniram para reflexão e gratidão.
Ainda no clima de celebração e união, a equipe da Gerência Administrativa do Hospital das Clínicas se reuniu, no dia 20/12, no auditório do 6º andar, para celebrar as conquistas e fortalecer os laços de amizade e colaboração entre todos os membros da equipe. Foi um momento especial de confraternização, em que os colaboradores puderam ser reconhecidos pelo seu empenho, dedicação e trabalho ao longo de 2024.
A celebração contou com um delicioso lanche e momentos de descontração, proporcionando uma oportunidade para agradecer a todos pela contribuição individual e coletiva. Cada gesto de dedicação, cada esforço em prol da excelência nos serviços prestados à comunidade, foi destacado e valorizado.
No dia 18 de dezembro, aconteceu o tradicional café da manhã de Natal da Maternidade do Hospital das Clínicas, no 10º andar, um momento especial de celebração e aconchego, proporcionando um início de dia repleto de carinho e solidariedade para as mamães e bebês que estavam ali, bem como para os colaboradores. A atmosfera estava carregada de emoção e alegria, com todos compartilhando a magia do Natal e o espírito de união.
Além das deliciosas iguarias, o evento contou com a presença de gestores que expressaram suas mensagens natalinas, além de compartilhar palavras de esperança, união e gratidão. Em um momento de reflexão e celebração, cada um dos gestores destacou a importância do trabalho em equipe, da superação de desafios e do compromisso com os valores que fazem a diferença na instituição.
Assim, através dessas ações, o Hospital das Clínicas reafirma seu compromisso com a saúde integral, que vai além do cuidado médico, envolvendo também o acolhimento e o conforto emocional. Que este espírito de fraternidade e solidariedade se espalhe por todos os setores e se perpetue ao longo do ano, contribuindo para um ambiente ainda mais humano e compassivo para todos.
Humanização
As atividades de humanização nos hospitais são recomendadas por diretriz da Ebserh. Desde 2003, existe a Política Nacional de Humanização (PNH) para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
A humanização é a valorização dos pacientes e desses trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Ações realizadas nesse período natalino, não só contribuem para o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde, como também assegura para eles, um tratamento com dignidade, compaixão e respeito.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto e UCR27, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh