Notícias
COMEMORAÇÃO
Unidade de Hipertensão Arterial do HC-UFG celebra 35 anos de existência
No último sábado, 14 de dezembro, foi comemorado, na Faculdade de Enfermagem, o aniversário de 35 anos de existência da Liga de Hipertensão Arterial, hoje denominada Unidade de Hipertensão Arterial da UFG (UHA/UFG), um serviço de referência do Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh voltado para a prevenção de doenças cardiovasculares, diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial e doenças metabólicas. A UHA está ligada ao serviço de cardiologia do HC-UFG/Ebserh.
Nasceu como Liga de Hipertensão Arterial em 1989, como um projeto idealizado pelos professores Paulo César Veiga Jardim (Faculdade de Medicina) e Ana Luiza Lima Sousa (Faculdade de Enfermagem). No ano de 2024 houve a transformação para Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão e passou a ser denominada como Unidade de Hipertensão Arterial, tendo como coordenadora a professora Ana Luiza Lima Sousa (FEN) e vice coordenador o professor Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza (FM). Desde a sua gênese, está fundamentada em dois grandes pilares: a indissociabilidade de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e a assistência multiprofissional centrada na pessoa.
No evento dia 14/12, a celebração aconteceu junto com os pacientes e a equipe de enfermagem e, na oportunidade, foram condecorados aqueles que realizam acompanhamento regular na UHA há mais de 30 anos. Na ocasião, acadêmicos do curso de Musicoterapia da UFG cantaram parabéns e animaram a festa.
A UHA hoje conta com um serviço de ambulatório com cerca de 10 consultórios (enfermagem, nutrição e medicina), Laboratório de Medidas de Pressão Arterial, que atende tanto pacientes em seguimento na própria UHA quanto aqueles encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Todos os pacientes assistidos na UHA-UFG são regulados pelo SUS e encaminhados para a unidade via Hospital das Clínicas da UFG.
Além do serviço, a UHA conta ainda com um Centro de Pesquisa com laboratórios dedicados para as linhas de pesquisa como envelhecimento vascular, avaliação da pressão intracraniana, medidas de pressão residencial, dentre outras. E tem também organizada a Escola de Extensão em Saúde que oferece regularmente cursos de capacitação e treinamentos relacionados à saúde cardiovascular ou de interesse da comunidade acadêmica.
"São 35 anos dedicados a assistir com excelência aos nossos pacientes e produzir conhecimento científico, trabalhando de forma coletiva para um bem comum", afirmou a coordenadora da UHA, Ana Luiza Lima de Souza.