Notícias
Em clima de festa junina
Profissionais do HC-UFG realizam comemorações juninas nas clínicas e unidades de terapia intensiva
O mês de junho está chegando ao fim e, para não deixar passar em branco essa data tão alegre e festiva, mesmo em tempos de restrições devido à pandemia de covid-19, profissionais do Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Rede Ebserh/MEC, decoraram as clínicas de internação e unidades de terapia intensiva para o Dia de São João, comemorado nesta quinta-feira (24/06). Também organizaram brincadeiras e músicas para as crianças da Clínica Pediátrica e da Urgência Pediátrica e mesas com comidas típicas para a confraternização de equipes e pais, seguindo os protocolos e restrições necessários para garantir a segurança de todos - profissionais, usuários e acompanhantes.
Nas Unidades de Terapia Neonatal (UTI Neonatal) e de Cuidados Semi Intensivos Neonatais (Ucin), a psicóloga Melissa Telles decorou as incubadoras dos bebês com plástico no tema junino e os bebês foram vestidos com lacinho ou gravatinha. “Os bebês com condições clínicas foram colocados nos colos de suas mães para ouvirem uma música junina em volume bem baixinho”, afirma. Outra ação realizada na UTI Neonatal e na Ucin foi o correio elegante da amizade. “Fiz também o correio elegante da amizade com envelopes em que a equipe e os pais escreveram recados positivos uns para os outros”, diz Telles. Para se confraternizarem, os profissionais prepararam uma mesa com comidas típicas decorada com o tema junino. Na Maternidade, a sala de amamentação foi decorada com o tema junino e as mães ganharam kits com comidas típicas.
Na clínica pediátrica e no setor de urgência e emergência pediátrica, o “arraiá” foi especialmente preparado para as crianças, com muitas brincadeiras e comidas típicas. Elas puderam brincar com jogos, como a pescaria e o jogo de argolas. As crianças internadas no serviço de urgência pediátrica que estavam em boas condições clínicas foram levadas para a clínica de pediatria para que pudessem brincar também. “Devido à pandemia, para garantir que as crianças brincassem com segurança, permitimos que somente uma criança brincasse por vez e, sempre após o uso de cada criança, os brinquedos eram higienizados”, afirma a terapeuta ocupacional Cristiane da Silva Rosa.
Cristiane Rosa conta que também foi realizado um bingo com os pais e as crianças, correio elegante, distribuídas lembrancinhas, montado um porta-retratos para as mães tirarem fotos com seus filhos, servida canjica para os acompanhantes e as crianças e montada uma mesa de comidas típicas para a equipe, na copa. “Tudo foi organizado com a colaboração de toda a equipe da pediatria, desde os médicos, enfermeiros, equipe multiprofissional e os residentes”, afirma.
Nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto (Geral e Covid), os corredores foram decorados com balões, bandeirolas, espantalhos e um lindo mural com mensagens de fé e esperança. A iniciativa foi do coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi Intensivos Adulto (UCISIA), Helder Hara Takaoka, que solicitou às terapeutas organizacionais Patrícia Silva e Adriane Cristina Queiroz que cuidassem da organização. Elas contaram com a colaboração das enfermeiras Sandra Araújo Costa e Marlice Carvalho.
O Grupo de Trabalho em Humanização também preparou uma playlist com músicas juninas, que foi transmitida durante a manhã e no período da tarde nas clínicas e nas unidades de terapia intensiva, através das caixas de som do Edifício de Internação. Para os profissionais da instituição, o serviço de Desenvolvimento de Pessoas, ligado à Divisão de Gestão de Pessoas, preparou uma Live junina, transmitida no Instagram do músico Davi Carvalho.
Para encerrar o mês das comemorações juninas, o Setor de Urgência e Emergência fez um café da manhã com comidas típicas nesta terça-feira (29) para seus colaboradores.