Notícias
CAPACITAÇÃO
HC-UFG realiza segunda edição do evento HC Talk
Goiânia (GO) – A Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou de 25 a 29 de novembro último, a segunda edição do “HC Talks”. O evento é uma proposta do hospital para aproximar a instituição dos colaboradores, trazendo à tona um repertório científico da psicologia positiva e do desenvolvimento humano, a fim de gerar produtividade, crescimento e excelência.
Na programação do evento foi realizada a palestra “O Poder do Feedback no Desenvolvimento Profissional”, o curso “Produtividade em um Mundo Acelerado”, e os workshops “Desvendando comportamentos: Entenda a si Mesmo e os Outros” e “Acabe com a Autossabotagem”. Todos foram ministrados pelo analista administrativo da UDP do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Tharcísio de França Gomes Júnior.
O objetivo foi identificar os desafios comuns relacionados à má gestão do tempo e desenvolver estratégias para superá-los, além de explorar as diferentes causas da autossabotagem e minimizá-la, elaborar estratégias personalizadas de feedback, com base no diagnóstico de produtividade e desenvolver a capacidade de compreender, identificar e aplicar os conceitos de perfis comportamentais na vida pessoal e profissional.
Para a chefe da UDP, Renata Moura, o evento foi um grande sucesso. “Recebemos diversos feedbacks dos participantes, que destacaram as temáticas abordadas, as quais foram atuais, relevantes e inspiradoras. Os conteúdos apresentados trouxeram reflexões valiosas para o cotidiano e motivaram a busca por mudanças significativas!”, disse.
O que foi abordado nas atividades
A palestra “O Poder do Feedback no Desenvolvimento Profissional” propiciou uma visão prática e estratégica sobre o uso do feedback como ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional. Os participantes aprenderam a diferenciar feedback de conselhos e opiniões, entenderam os elementos fundamentais de um feedback eficaz e receberam orientações sobre como superar dificuldades ao recebê-lo. “Essa capacitação contribuiu para fortalecer a comunicação, fomentar uma cultura de melhoria contínua e aumentar a confiança na aplicação de estratégias como o método ‘Parar, Começar, Continuar’ e o feedforward”, informou o ministrante, Tharcísio de França.
Já o curso “Produtividade em um Mundo Acelerado” trouxe uma abordagem prática e atualizada sobre gestão do tempo, abordando desde conceitos introdutórios até técnicas avançadas. Entre os temas trabalhados, destacaram-se a Tríade do Tempo, estratégias de priorização, diagnóstico de produtividade e minimização de tarefas circunstanciais. “Os participantes tiveram a oportunidade de aprender ferramentas e estratégias eficazes para lidar com os desafios de um mundo acelerado, identificando hábitos improdutivos e desenvolvendo habilidades de priorização e foco”, frisou o ministrante.
O workshop “Acabe com a Autossabotagem” proporcionou uma abordagem prática e profunda sobre os sabotadores internos, oferecendo ferramentas e estratégias para reconhecer e superar padrões autossabotadores que comprometem o desempenho pessoal e profissional. “Aqui, os participantes aprenderam a identificar os 10 principais sabotadores, desmascarar crenças limitantes, fortalecer o Quociente de Inteligência Positiva (QP) e aplicar técnicas de autoempoderamento para operar no modo sábio”, explicou Tharcísio.
No workshop “Desvendando Comportamentos: Entenda a si Mesmo e os Outros”, através de exercícios e dinâmicas, os colaboradores aprenderam a reconhecer os perfis de si mesmos e dos outros, melhorando a interação e a resolução de conflitos no ambiente de trabalho. De acordo com o ministrante, foi uma abordagem prática e profunda sobre perfis comportamentais, proporcionando aos participantes ferramentas valiosas para identificar, entender e se comunicar de forma mais eficaz com pessoas de diferentes estilos.
Sobre a Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh