Notícias
EBSERH EM AÇÃO
HC-UFG realiza mutirão de cirurgias de câncer de pele durante ação nacional da Ebserh
HC-UFG realizou no dia 02/12 um mutirão de cirurgias em pacientes com câncer de pele que necessitavam de reconstrução facial.
Goiânia (GO) – Na segunda-feira (02/12), o Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Goiás, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um mutirão de cirurgias dentro do projeto “Ebserh em Ação”. Na ocasião, foram realizadas cirurgias em 12 pacientes com câncer de pele e que necessitam de reconstrução facial. Os pacientes estavam na lista de espera do serviço de cirurgia dermatológica do HC-UFG e são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram realizadas, ao todo, 17 cirurgias de alta complexidade, com a utilização de retalho ou enxerto cutâneo.
A ação teve o objetivo de reduzir as filas de espera no serviço de cirurgia dermatológica. Os pacientes foram selecionados de acordo com a ordem na fila de espera e a gravidade de cada caso. Na ocasião, os procedimentos foram realizados pelo coordenador das cirurgias, médico dermatologista Samir Pereira, e quatro médicos residentes do terceiro ano.
A iniciativa faz parte do projeto “Ebserh em Ação”, que consiste em um mutirão que busca ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos em todo o país, além de se integrar à estratégia nacional para diminuir as filas do SUS. O esforço conjunto busca promover também o envolvimento dos programas de residência dos hospitais e universidades, promovendo o ensino em Saúde.
De acordo com o médico responsável pelas cirurgias dermatológicas no HC-UFG, Samir Pereira, o mutirão foi fundamental para adiantar a fila de pacientes que aguardavam pelo procedimento. “A realização desse mutirão foi fundamental para adiantarmos alguns dos pacientes que tinham tumores de pele e que necessitavam de reconstrução. Nesse período, nós conseguimos adiantar cerca de dez por cento da nossa demanda”, afirmou.
Outros mutirões realizados pelo HC-UFG
No mês de outubro, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), se destacou na campanha nacional "Ebserh em Ação – Ampliando o Acesso". Com foco na ampliação do atendimento cirúrgico oncológico, o HC-UFG não só alcançou, como superou significativamente a média histórica semanal de seis cirurgias oncológicas, revelando o empenho e comprometimento da equipe em proporcionar mais e melhores cuidados aos pacientes.
Na primeira semana da campanha, de 14 a 19 de outubro, foram realizados 11 procedimentos cirúrgicos oncológicos – um aumento expressivo, de 83,33%, em relação à meta. Já na segunda semana, entre 20 e 26 de outubro, a equipe elevou ainda mais os resultados, com 12 cirurgias realizadas, atingindo um crescimento de 100%. Na terceira semana, de 27 de outubro a 2 de novembro, foram realizados nove procedimentos, um aumento de 50% em relação ao objetivo inicial.
Projeto Ebserh em Ação
O projeto “Ebserh em Ação” reúne 44 hospitais federais distribuídos em todo o país. Trata-se de um esforço nacional para ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos. A ação será realizada até 14 de dezembro com o “Dia E”, momento em que todas as unidades farão um balanço da campanha.
A meta da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é que as unidades hospitalares participantes aumentem em, no mínimo, 20% a realização de procedimentos, projetando-se mais de 3 mil cirurgias e 18 mil exames e procedimentos ao final da inciativa. O esforço conjunto também faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Vanda Moraes e Mello Laurentino e revisão por Thalízia Ferreira (chefe da Unidade de Comunicação Regional 27)