Notícias
APERFEIÇOAMENTO
HC-UFG realiza cursos de capacitação
O 7º Curso de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal e 11º Curso de Limpeza e Desinfecção de Aparelhos e Acessórios Endoscópicos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh) foram realizados no início de dezemrbo de 2023 em formato híbrido pela plataforma Moodle Ipê UFG, com conteúdos relacionados à capacitação técnica, aperfeiçoamento e atualização em boas práticas na área de endoscopia.
A parte prática presencial foi realizada no Setor de Endoscopia Professor Joffre Marcondes Rezende no HC-UFG nos dias 02 e 03 de dezembro com a participação de 48 profissionais de saúde.
“O curso foi ótimo, sem dúvida é uma excelente estratégia para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde que atuam em serviços de endoscopia. O planejamento do curso teve como objetivo divulgar as boas práticas em serviços de endoscopia, com formato híbrido e gratuito, favoreceu a participação dos profissionais de diversos serviços de endoscopia de Goiânia, e até mesmo, a participação de profissionais de saúde de um serviço de endoscopia do estado do Tocantins”, explica a enfermeira Adriana Azevedo.
Os conteúdos abordados foram particularmente práticos e objetivos, para que os profissionais entendam a importância de seu papel na prevenção da transmissão de micro-organismos e o desenvolvimento de infecções relacionadas a endoscópios flexíveis, processados inadequadamente.
Os procedimentos invasivos realizados com endoscópios flexíveis continua a se expandir, pois a endoscopia se tornou uma tecnologia de alto impacto na área da saúde, tanto na redução de custos hospitalares com a realização de procedimentos minimamente invasivos, como na melhora da qualidade de vida da população. Entretanto, a conformação dos endoscópios é cada vez mais complexa, exigindo capacitação para seu processamento eficaz, de forma a tornar sua reutilização segura.
As deficiências no processamento de endoscópios foram reveladas quando surtos de infecções relacionadas a endoscópios flexíveis contaminados com micro-organismos multirresistentes a antimicrobianos foram relatados em muitos países. Tornou-se evidente que os fatores humanos desempenhavam um papel fundamental no processamento inadequado de endoscópios. Os trabalhadores que atuam no seu processamento muitas vezes não eram treinados de forma apropriada para processá-los adequadamente, e as instruções do fabricante para o processamento não eram seguidas em todas as etapas. Assim ações como estas contribuem muito com a oferta de serviços de qualidade em endoscopia.
“Tive uma visão melhor quanto ao cuidado com processamento de aparelhos endoscopios e acessórios, pois muito do que foi ensinado não seguimos a risca, bem como o cuidado com o paciente, tive um excelente aproveitamento do curso, tanto presencial quanto EAD, profissionais atuantes da área que tem um bom entendimento e souberam nos passar o de melhor com qualidade e facilidade para entender o que nos foi passado. Amei o curso estão de parabéns, ansiosa pelo próximo”, afirma a técnica em enfermagem da Clinica Gastroela Juliana Ferreira Barbosa Faustino.
Interessados em participar do próximo curso de enfermagem em endoscopia podem preencher formulário disponível no link.
Rede Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.