Notícias
PREVENÇÃO
HC-UFG promove série de palestras em alusão ao Setembro Amarelo
Goiânia (GO) - O Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, foi lembrado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) com uma série de palestras alusivas ao cuidado com a saúde mental e aberta a toda a comunidade hospitalar. O HC-UFG é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“O balanço foi bastante positivo. Houve uma excelente participação do público interno, e os temas abordados promoveram reflexões importantes entre os colaboradores. A audiência foi satisfatória, com grande adesão e engajamento, o que reforça a importância de mantermos esse tipo de iniciativa no hospital”, destaca o psicólogo do HC e coordenador das palestras, Marcos Fernandes.
O psicólogo hospitalar ressalta que o Setembro Amarelo é fundamental para promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio e desmistificar o assunto que, muitas vezes, é tratado como tabu. “No ambiente hospitalar, isso ganha ainda mais relevância, pois os colaboradores, que lidam diretamente com o sofrimento humano também precisam cuidar de sua própria saúde mental. O engajamento dos colaboradores demonstra um compromisso com a própria saúde e com a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e empático”, completa Fernandes.
Ministradas por profissionais do HC e por especialistas convidados, as palestras aconteceram do dia 2 até 24 de setembro, em locais variados do HC-UFG e com certificado de participação. Os temas foram “A Perspectiva Psicanalítica na Saúde Mental”, com Caroline Quixabeira; “Importância da Saúde Mental na Prevenção do Suicídio”, com Isabela Lobo; “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, com o chefe da Unidade de Saúde Mental, Jander Vinícius; “Saúde mental e Suicídio na comunidade LGBTQIAPN+”, com Leda Gimbo.
As outras temáticas abordadas ao longo desse mês foram “Intervenções em Crises e Primeiros Socorros Psicológicos”, com Jessica Albuquerque; “O Uso de Substâncias e a Saúde Mental dos Trabalhadores”, com Guilherme Veiga; “Saúde Mental e Atenção Psicossocial”, com Vinícius Pinheiro; e “Saúde Mental e a Mídia: Desafios e Responsabilidades”, com Ruth Cavalcanti.
As palestras foram planejadas pela equipe da Unidade de Saúde Mental do HC. “Os temas foram escolhidos a partir de discussões entre a coordenação do evento e a chefia da Unidade de Saúde Mental, levando em consideração os desafios atuais enfrentados pelos colaboradores e pacientes. A intenção foi abordar tanto a prevenção do suicídio quanto questões que impactam diretamente a saúde mental no ambiente de trabalho”, comenta Marcos Fernandes.
Mais Setembro Amarelo
A Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) realizou ação de distribuição de laços amarelos no 10 de setembro, o dia de prevenção ao suicídio. Além disso, a UDP desenvolve o projeto Ouvir e Acolher, que oferece um espaço de acolhimento para colaboradores que estão enfrentando crises e angústias. “A escuta ativa e o acolhimento têm proporcionado um alívio significativo para os trabalhadores, permitindo que eles lidem melhor com suas questões emocionais e profissionais”, explica a chefe da UDP e coordenadora da ação, Renata Moura.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.