Notícias
CAPACITAÇÃO
HC-UFG/Ebserh realiza curso de capacitação sobre Intubação Orotraqueal por Fibroscopia Óptica
O Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à rede Ebserh, realizou no dia 08 de outubro de 2022 o Curso de Intubação Orotraqueal por Fibroscopia Óptica para nove médicos anestesiologistas e residentes. A aula teórica foi ministrada pelas anestesiologistas Laís de Souza Meireles Arimatea e Taynara Guimarães Silva e a aula teórico-prática, pelo médico cirurgião João Paulo Simões Dutra.
Durante o curso, os anestesiologistas foram capacitados a conhecer o algoritmo de via área difícil e realizar o preparo adequado do paciente que será submetido a fibroscopia, assim como manejar adequadamente o equipamento disponível no HC-UFG/Ebserh.
De acordo com Laís Arimatea, o curso foi de grande aprendizado, para toda a equipe. “Realizamos treinamento prático de intubação orotraqueal por fibroscopio em bonecos para melhorar nossa assistência médica e fazer o melhor para os pacientes atendidos no HC-UFG”, destacou.
O manuseio da via aérea é sempre crucial no atendimento ao paciente a ser submetido à anestesia para realização de cirurgias e procedimentos tanto diagnósticos quanto terapêuticos. A hipóxia (condição em que não chega oxigênio suficiente às células e tecidos do corpo) decorrente da falha na ventilação, é uma das principais causas de morte e graves sequelas neurológicas em pacientes com via aérea difícil, conforme especifica o projeto do curso.
Arimatea fala ainda sobre a importância da capacitação: “A intubação com broncoscópio é segura, eficaz e considerada o método de escolha no manuseio da via aérea difícil prevista e imprevista, desde que não esteja em situação de emergência. Perante tais vantagens do método, é imperioso a necessidade de aprimoramento técnico dos profissionais da saúde que atuam neste cenário, a fim de promover segurança ao paciente”.
Para William Ulisses de Alcântara, anestesiologista que atua no Centro Cirúrgico do HC-UFG, o curso foi ótimo. “Considero muito importante para os anestesistas do centro cirúrgico terem essa capacitação! Somos especialistas em via aérea e o curso amplia nossa abordagem com o paciente!”.