Notícias
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Doação de órgãos: campanha informativa e cirurgia de captação múltipla marcam Setembro Verde no HC-UFG/Ebserh
Palestras de incentivo à doação, ações informativas e uma cirurgia de captação múltipla de órgãos marcaram o mês de setembro no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa faz parte da campanha Setembro Verde, mobilização instituída pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), com o objetivo de estimular as doações e reduzir o tempo de espera por órgãos e tecidos. Segundo a organização, um doador pode transformar a vida de até oito pessoas.
A campanha, coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do HC-UFG, destacou a importância da doação e aceitação da família. De acordo com o presidente da Cihdott, Helder Takaoka, muitos pacientes estão em alto risco devido à escassez de doadores, o que reforça a necessidade da conversa com os familiares, já que o consentimento é essencial para que ela ocorra. “Esse é um tema vital para milhares de pacientes que aguardam por um transplante que, muitas vezes, é a única solução para salvar suas vidas”, reforça.
Além disso, a iniciativa também abordou ações sobre o planejamento e capacitação dos colaboradores durante todo o ano. Conforme a nefrologista Marcela Borges, essas melhorias visam o fortalecimento das equipes de toda a unidade. “Nesse Setembro Verde, reforçamos a nossa missão com a realização de palestras junto à população, assim como promovemos a educação continuada aos servidores. Não só os profissionais, mas toda a comunidade é convidada a refletir sobre essa atitude, que oferece esperança a quem mais precisa”, afirma.
Marcando o ápice da ação, o HC-UFG realizou uma cirurgia de captação múltipla de órgãos (rins, fígado e córneas) de uma paciente de 49 anos. Segundo o cirurgião Luiz Gustavo Guedes, após constatada a morte, uma equipe multiprofissional faz a avaliação da situação e início do protocolo. “Quando o hospital tem um paciente com potencial de se tornar um doador de órgãos, por exemplo, que está em coma por algum problema de saúde - AVC, traumatismo craniano, problema neurológico - ele é avaliado por uma equipe que diagnostica se houve morte encefálica e se há condições de se tornar um doador”, destaca.
Apesar de ser um processo seguro, a aceitação da família ainda é o principal empecilho para o aumento da doação de órgãos. De acordo com a enfermeira Mirna de Oliveira Cartaxo, da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a abordagem é difícil e delicada por se tratar de um tema sensível. “Para falar sobre doação, precisamos falar sobre morte, e não são todas as pessoas que estão abertas a terem esse tipo de conversa. Cada vez mais estamos conseguindo pessoas que aprovam, mas ainda temos uma negativa de 60%. É uma porcentagem bem alta”, afirma.
Durante o procedimento, os órgãos retirados são devidamente armazenados e encaminhados às unidades onde há receptores compatíveis, de acordo com a fila de espera. Cartaxo ressalta que é fundamental que o paciente informe o desejo de ser doador à sua família. “Neste caso, a família foi muito tranquila porque a paciente já tinha expressado, em vida, o desejo de ser doadora. Foi um pedido dela mesma. Nossa abordagem fica bem mais fácil quando os familiares já conversam sobre isso”, salienta.
Rede Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.