Notícias
CAPACITAÇÃO
Curso de Instrumentação Cirúrgica do HC-UFG ajuda profissionais a se qualificarem no mercado de trabalho
Em maio deste ano, o Hospital das Clínicas da UFG/EBSERH deu início ao Curso de Instrumentação Cirúrgica, que visa preparar profissionais de saúde para comporem e apoiarem a equipe médica durante os procedimentos de pré, trans e pós-operatório. Nesta área, o profissional estará habilitado a ser instrumentador cirúrgico, de modo a cuidar dos instrumentos e equipamentos utilizados em cada cirurgia, além de atuarem, especialmente, em unidades assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o coordenador do projeto, chefe da Divisão Médica do HC-UFG e professor mestre da disciplina Bases da Técnica Operatória, Lúcio Kenny Morais, o curso além de ser gratuito, proporciona ao profissional o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre a sua atuação em um mercado de trabalho que exige profissionais qualificados nas dimensões técnica, científica e comportamental. Um dos objetivos é capacitar profissionais que ajam de forma ética e humana para com os pacientes cirúrgicos em áreas das mais diversas especialidades.
A primeira turma do curso foi composta por 11 profissionais de enfermagem do HC-UFG e 05 técnicos de enfermagem que não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. Uma das alunas, Bruna Águila Bulhoza, sabe bem como o curso está sendo importante na vida dela. A moça tem a formação de técnica em enfermagem, porém não conseguiu exercer a profissão e, hoje em dia, trabalha como porteira no hospital. Hoje, ela está esperançosa com novas oportunidades que o curso poderá dar a ela.
“Estou amando o curso. Eu, com certeza, não encontraria um lugar melhor para fazer além do HC-UFG, pois antes de entrar, eu pesquisei em muitos lugares. Nada me agradava. Quando surgiu a oportunidade de fazer o curso, eu não perdi tempo. É um hospital de referência, ainda com professores ótimos que se tornaram amigos. Sempre tento dar o meu melhor para aproveitar a oportunidade que me deram e estou amando cada passo do curso e aprendendo muito. Só tenho a agradecer a todos”, relata Bruna Águila.
De acordo com o chefe do Centro de Material e Esterilização do HC, o enfermeiro Daniel Fernandes Correia Júnior, o curso veio para capacitar e qualificar a equipe de enfermagem do centro cirúrgico da instituição, além de ampliar o acesso de instrumentadores em todos os procedimentos realizados no hospital.
Ao final da formação, o participante receberá um certificado de Curso de Especialização em Instrumentação Cirúrgica com carga horária de 360 horas, desde que tenha obtido a frequência mínima de 85% nas aulas e acima de nota 7 nas disciplinas e trabalho final. Também estão sendo desenvolvidos trabalhos científicos como relatos de experiência, um artigo e um Manual de Instrumentação Cirúrgica.
“Todos os participantes deverão elaborar um artigo científico relacionado com a instrumentação cirúrgica, o que será contabilizado como nota para a conclusão do curso. O objetivo é que os artigos sejam publicados em plataformas digitais e físicas, já que essa área ainda carece de pesquisas científicas”, diz Daniel.
O curso terá fim em 30 de abril de 2024, formando e capacitando 16 instrumentadores nessa primeira turma, sendo que, os Vice-Coordenadores do Projeto, o enfermeiro Daniel Fernandes e a instrumentadora Weida Cristina de Moura, animados com os resultados, já planejam novos cursos de capacitação para o ano de 2024, os quais serão divulgados em nossos canais de comunicação.
Para mais informações, entre em contato a coordenação do projeto pelo e-mail: cursoinstrumentacao.hcufg@gmail.com