Notícias
ARQUITETURA ORGANIZACIONAL
Conheça a nova estrutura organizacional do HC-UFG
Desde janeiro de 2022, o Hospital das Clínicas da UFG passou a contar com uma nova estrutura organizacional. A mudança faz parte de um projeto nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a administração central e os 40 hospitais universitários federais filiados à Rede. O objetivo é modernizar a estrutura destes hospitais promovendo maior equilíbrio entre as funções de assistência e formação na área da saúde, própria de hospitais-escola.
As mudanças visam também facilitar o cumprimento das metas do Plano Diretor Estratégico (PDE 2021-2023), buscando o alinhamento da estrutura ao planejamento para os próximos anos. “A nova estrutura organizacional está alinhada com a estratégia da Rede Ebserh, com destaque para o fortalecimento da área de ensino, pesquisa e extensão”, destacou Robson Silva Coimbra, chefe da Unidade de Planejamento, Gestão de Riscos e Controles Internos do HC-UFG. Para isso, foram implementadas mudanças que visam a otimização de processos, a redução de custos e a proposta de uma maior atuação do trabalho em rede para todos os hospitais vinculados à estatal.
Os ajustes resultaram em um novo organograma, com a junção de algumas áreas, a extinção de outras e a mudança de subordinação (de uma gerência para outra) de serviços já existentes. Dentro da nova estrutura da Rede Ebserh, o HC-UFG está classificado como Hospital Tipo II e passou a contar com 6 cargos comissionados (1 superintendente, 3 gerentes, 1 ouvidor e 1 auditor) e 71 funções gratificadas, divididas entre 7 Divisões, 16 Setores e 48 Unidades.
Entre as mudanças implementadas no HC-UFG com a nova estrutura organizacional está a extinção de 14 unidades e do Setor de Urgência e Emergência. Foram criados dois novos setores: o Setor de Governança e Estratégia e o Setor de Paciente Crítico, além de novas unidades, como a Unidade Multiprofissional. Os cargos de auditor e ouvidor, que antes eram subordinados à Superintendência, passaram a ser subordinados diretamente à Administração Central. Houve alterações também nas nomenclaturas das Divisões, dos Setores e da Unidades.
Necessidades e expectativas
A transição para o novo organograma teve início em 2021 em todos os hospitais da Rede Ebserh, com previsão de conclusão no início de 2022.
As propostas voltadas aos hospitais definem estruturas padronizadas para cada tipo de unidade, levando em consideração as especificidades locais. Para isso, foram definidos quatro grupos (Tipo I, II, III ou IV) considerando a complexidade da infraestrutura física e tecnológica instalada em operação, e não somente o número de leitos.
Na administração central da estatal, houve alterações significativas, destacando-se a área de Ensino e Pesquisa, que passou a compor a antiga Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), agora denominada Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde (Depas). Outra mudança foi a criação de um Serviço de Compras Centralizadas, a partir da identificação de necessidade de ações para potencializar ganhos operacionais, além de outras adequações.
Para conhecer a nova estrutura organizacional do HC-UFG, clique aqui.
Para saber mais sobre a nova estrutura organizacional da Rede Ebserh, clique aqui.